Direção eleita do PCdoB do Paraná

A conferência estadual do PCdoB no Paraná, realizada no último sábado (23), foi marcada pela incorporação dos camaradas do Partido Pátria Livre (PPL) e pelo retorno de dirigentes comunistas históricos à direção.

O comitê foi ampliado para 44 membros. São jovens lideranças da UJS e outros recém-filiados que vão jogar um importante papel no próximo período eleitoral, além de militantes antigos do Partido, como Arno Giesen, Cláudio Ribeiro, Manoel Barbosa Filho e Nereu Ceni.

Por indicação de Elton Barz, eleito presidente do PCdoB do Paraná, a conferência foi batizada com o nome de Claudio Gamas Fajardo, militante do MR8, por sua importante trajetória de luta. Participaram 67 delegados, eleitos nas conferências municipais realizadas em 43 municípios.

Feito balanço do que foi realizado no passado e traçados planos para o próximo biênio, o PCdoB do Paraná avança para um período de unidade interna, com objetivo de enfrentar os desafios das lutas sociais contra os governos de Ratinho Júnior e Bolsonaro. Na análise dos militantes, apesar de diferentes, ambos governos têm atacado diretos da população.

O fortalecimento do partido do estado também tem o objetivo de viabilizar vitórias no pleito eleitoral de 2020, preparatório para as eleições de 2022, ano em que o partido completa 100 anos.