Diante dos atos golpistas que ocorreram nesta segunda-feira (12), após diplomação do presidente Lula e seu vice Geraldo Alckmin, na sede do Tribunal Superior Eleitoral (STF), em Brasília, o Partido Comunista do Brasil no Distrito Federal (PCdoB-DF) publicou nota oficial em que qualifica os ataques terroristas de ontem como “verdadeiros atos de terror”.

Para os comunistas, as ameaças de ontem são “inaceitáveis ofensas às instituições, ao direito à livre circulação e ao próprio direito à manifestação”.

O documento ressalta que as instituições não podem se calar diante de ações criminosas e nem “minimizar a gravidade das agressões”.

Para o PCdoB-DF, “os criminosos não podem e não devem ser acoitados por nenhuma autoridade, de nenhum nível hierárquico ou federativo”.

Confira a íntegra abaixo:

Nota do PCdoB-DF sobre as ações terroristas em Brasília

O Brasil inteiro assistiu ontem a materialização das ameaças à democracia feitas desde o final do segundo turno por segmentos identificados politicamente com o presidente Jair Bolsonaro. Ataques terroristas com tentativas de invasões e depredações de prédios públicos, incêndios de veículos e vandalismos nas ruas marcaram a noite da capital do país nesta segunda-feira (12), numa tentativa clara de embaçar a diplomação do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e do vice Geraldo Alckmin.

O PCdoB tem uma trajetória centenária em defesa da democracia e do direito de manifestação, mas o que se viu ontem foram inaceitáveis ofensas às instituições, ao direito à livre circulação e ao próprio direito à manifestação, na medida em que se constituíram em abusos. Além dos atos em si, a leniência do atual ministro da Justiça e a excessiva complacência de alguns policiais precisam ser alvo de investigação e punição de acordo com as leis brasileiras.

Não podemos nos calar e minimizar a gravidade das agressões, verdadeiros atos de terror.

Os criminosos não podem e não devem ser acoitados por nenhuma autoridade, de nenhum nível hierárquico ou federativo.

A democracia venceu e continuará vencendo!

Comissão Executiva PCdoB – DF