PCdoB defende unidade contra Bolsonaro na Festa do Avante
O vice-presidente e secretário nacional de Política e Relações Internacionais do Partido Comunista do Brasil, Walter Sorrentino, representou o Partido na Festa do Avante em Portugal neste fim de semana. No sábado (7), participou de debate com a presença de representantes da esquerda de países como Colômbia, Cuba e Venezuela.
Enquanto que no Brasil, movimentos sociais saíam às ruas em luto no Dia da Independência do Brasil, o Festival Avante, proporcionava um ato de solidariedade ao país, com participação de lideranças de diversos países do continente. No encontro, Sorrentino ressaltou, em nome dos brasileiros e brasileiras, a necessária luta em defesa da democracia e pela liberdade de Lula. Comentou sobre as dificuldades econômicas e o crescimento do autoritarismo.
Representantes dos partidos comunistas da Venezuela, Colômbia e Cuba também se pronunciaram no ato, que foi marcado pelo desejo de unidade das forças populares do continente, diante do crescimento do fascismo, do intervencionismo imperialista de Donald Trump e da crise social na região.