O anúncio feito na última quarta-feira (6), pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, determinando a mudança da embaixada estadunidense em Israel para Jerusalém, merece o repúdio dos democratas e humanistas de todas as latitudes.

Este anúncio revela, mais uma vez, o completo desprezo dos atuais dirigentes estadunidenses pelo direito internacional, o que torna os Estados Unidos um Estado pária que busca exclusivamente através do amparo da força de um imenso poderio bélico argumentos para impor sua vontade aos povos e nações.

De uma só vez, Donald Trump violou dezenas de resoluções das Nações Unidas sobre Jerusalém, causando forte reação inclusive entre países árabes aliados ao imperialismo.

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) condena veementemente a atitude irresponsável e criminosa de Donald Trump, que representa mais uma ameaça à paz no Oriente Médio e no mundo.

Ao mesmo tempo reiteramos nossa indeclinável solidariedade à causa palestina. Conforme moção aprovada por aclamação em nosso 14º Congresso, o PCdoB defende o “estabelecimento do Estado Palestino independente, tendo Jerusalém Oriental como capital, e com as fronteiras existentes em 4 de junho de 1967. Exigimos igualmente a retirada de todos os assentamentos israelenses dos Territórios Palestinos Ocupados e a queda do Muro de Separação. Apelamos do mesmo modo pela urgente libertação de todos os prisioneiros palestinos detidos em prisões israelenses. Defendemos uma solução justa do problema dos refugiados palestinos, de acordo com a resolução 194 da ONU e outras resoluções das Nações Unidas.”

José Reinaldo Carvalho

Secretário de Política e Relações Internacionais do PCdoB