A Comissão Política do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) em Pernambuco divulga nesta sexta-feira (12), sua resolução partidária sobre as Eleições 2018. A nota ressalta o êxito do projeto eleitoral no estado, pois além de eleger logo no primeiro turno, como  vice-governadora, a presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, ainda comemora a eleição de Renildo Calheiros, como deputado federal e João Paulo, deputado estadual.

Na disputa presidencial no segundo turno, o PCdoB no estado orienta toda a militância para  “expressar o conteúdo frentista e amplo do combate ao fascismo” para eleger a chapa Haddad-Manuela, tendo como determinação, a prática de realização de atividades de massas nas ruas de forma criativa e inclusiva. Defende ainda a articulação de amplos setores progressistas e democráticos, realizando reuniões nas principais cidades do estado. Por sim, o PCdoB de Pernambuco convoca a militância à irem “à luta e a vitória!”

Segue abaixo a íntegra da nota:

Resolução da Comissão Política do Comitê Estadual do PCdoB de Pernambuco sobre as ELEIÇÕES DE 2018:

1-A passagem da chapa Haddad-Manuela para o segundo turno da eleição presidencial e a eleição em primeiro turno do Governador Paulo Câmara e da Vice-Governadora Luciana Santos são grandes vitórias do povo e também da política do PCdoB. Podemos afirmar que sem essa política que diligentemente elaboramos e executamos, em especial nestes três últimos anos, focada na resistência ao golpe de estado e pela retomada da democracia, da soberania nacional e do desenvolvimento do país, com base na busca incessante da unidade das forças democráticas e progressistas, não teríamos obtido tais vitórias. O resultado é o fortalecimento do Partido e seu papel no jogo político, agora com protagonismo central. Em um ambiente de avanço da direita, de correlação de forças desfavorável, a reeleição em primeiro turno do Governador Flávio Dino no estado do Maranhão, de nove (09) Deputados e Deputadas Federais e vinte e um (21) Estaduais, fala por si mesmo da justeza da tática política em curso.

Em Pernambuco nossa vitória foi maiúscula! Além da Vice-Governadora Luciana Santos, elegemos João Paulo Deputado Estadual em chapa própria, que atingiu cerca de 140 mil votos e 3,5% do eleitorado e, pela quarta vez Deputado Federal, o camarada Renildo Calheiros, quadro indispensável de Pernambuco e da esquerda brasileira no Congresso Nacional!

3-Agora é hora de ação! Todo e toda militante do PCdoB está chamado a defender e lutar pela efetivação dessa tática através de três tarefas práticas:

4–No entanto, tais vitórias até aqui são ainda insuficientes para barrar o golpe de estado em sua terceira fase, que tenta legitimar pelas urnas o projeto ultraliberal de desestruturação da nação através de um poder político fascista. São graves as ameaças ao futuro imediato do Brasil e do seu povo. Só é possível barrar tal intento reacionário, representado pela candidatura de Bolsonaro, se conseguirmos formar rapidamente uma Frente politica e social, a mais ampla possível, pela Democracia, conforme decisão da Comissão Executiva Nacional do Partido. A chapa Haddad-Manuela não pode ser PT, petista, PCdoB, pcdobista. Precisa ser a União dos democratas, patriotas e progressistas pela Paz e pelo Brasil!

A-Articular amplos setores progressistas, nacionalistas, democráticos ou que tenham qualquer contradição com o projeto ultraliberal e fascista de Bolsonaro, realizando reuniões, cultos religiosos ecumênicos pela Paz nas principais cidades, plenárias de Prefeitos, Vereadores e Deputados, manifestos, encontros festivos, etc., que aglutinem todas as denominações religiosas, de empresários a intelectuais, artistas, comunicadores, parlamentares de todo o espectro político, etc…, dando visibilidade a esses eventos; Para tanto, teremos a frente de tais iniciativas o Governador Paulo Câmara, nossa Vice-Governadora e Presidente Luciana Santos, o Senador Humberto Costa, nossos Deputados João Paulo e Renildo, nossos/as Vereadores/as, dirigentes de entidades dos movimentos dos trabalhadores, juventude, mulheres e sociais, artistas, intelectuais e dirigentes partidários;

B-Intensificar de forma inteligente a campanha corpo-a-corpo na família, no trabalho, no bairro de moradia ou que mais frequenta e nas redes sociais, desmascarando o falso patriotismo e falso cristianismo de Bolsonaro e denunciando seu preconceito contra os nordestinos, sua deferência entreguista aos EUA e sua bandeira, seus votos a favor da reforma trabalhista e da terceirização, e defendendo a Paz, o Desenvolvimento e a Igualdade de oportunidades para o Brasil e para os brasileiros e brasileiras: a União pelo Brasil, que a chapa Haddad-Manuela representa;

4- Conclamamos cada militante e organização partidária, dos Comitês Municipais às organizações de base, a tomarem em suas mãos as tarefas e orientações aqui traçadas e levá-las ao povo!

C-Realizar atividades de massas nas ruas para expressar o conteúdo frentista e amplo do combate ao fascismo, de forma criativa e inclusiva, não para nós mesmos, mas para as parcelas do povo que ainda acreditam nas mentiras e preconceitos da campanha fascista, de forma que seja capaz de reverter votos de Bolsonaro. Destaque especial deva ser dado às mulheres trabalhadoras do comércio e de serviços, estruturando boas e competentes atividades nos centros comercias das grandes cidades; à juventude estudantil, “ocupando” as grandes escolas e Universidades; e bairros populares com presença destacada de líderes de massas do Partido e aliados.

Vamos à luta e à vitória!

Recife, 11 de Outubro de 2018.

A Comissão Política do Comitê Estadual do PCdoB de Pernambuco.