A direção estadual do PCdoB de Minas Gerais, em reunião virtual realizada nesta quarta-feira (23), convoca filiados, militantes, amigos e simpatizantes do partido, para a sua 19ª Conferência Estadual, que será realizada no dia 2 de outubro, no formato de videoconferência.  Na ocasião, também foram aprovadas as normas e o calendário para a realização das etapas preparatórias, que incluem assembleias de base, plenárias de filiados e conferências municipais.

O calendário aprovado define que a programação das conferências municipais será a seguinte:

– Em cidades com menos de 50 mil habitantes: de 1º de julho a 15 de agosto

– Em cidades com mais de 50 mil habitantes: de 16 de agosto a 15 de setembro

– Em cidades com segundo turno: de 16 de setembro a 29 de setembro

De acordo com o presidente do PCdoB-MG, Wadson Ribeiro, o Congresso do Partido tem o objetivo central de “revigorar o PCdoB frente às ameaças e traçar caminhos para que o Partido se fortaleça”. Ele destacou a importância de intensificar a presença partidária nos movimentos sociais e sindicais. “Nossa atuação em 2022 tem que ser bem planejada. É uma das mais importantes batalhas do Partido. Ultrapassar a cláusula de barreira para que o PCdoB goze de plena legalidade política”, completou.

Richard Romano, secretário estadual de Organização, afirmou ser necessário investir na construção de mais redutos eleitorais. “É preciso assegurar nossa unidade e a coesão do partido, reposicionar os nossos quadros, fortalecendo os comitês municipais e bases”, disse, acrescentando que é preciso “assegurar a presença institucional no ano em que o PCdoB completa cem anos de existência”.

Segundo Richard, é importante que os Comitês Municipais construam organizações de base que tenham “ligação estreita com a luta do povo no seu território”. Para ele, “onde há injustiça social e desigualdade, é necessário ter a presença do PCdoB orientando e organizando nosso povo”.

19ª Conferência Estadual do PCdoB-MG

Data: 02 de outubro (sábado)

Horário: das 9 às 17 horas

Local: videoconferência, através da plataforma Zoom