Foto: divulgação/PCdoB-Caxias do Sul

Aconteceu neste sábado (21) a Conferência Municipal do PCdoB de Caxias do Sul, segunda maior cidade do Rio Grande do Sul, com a presença de mais de 160 pessoas. A conferência decidiu pela recondução do ex-deputado Assis Melo à presidência do partido no município e definiu pré-candidaturas à Câmara Municipal.

“Precisamos falar com todo mundo, precisamos fortalecer o governo Lula, derrotar o bolsonarismo, a direita e ainda melhorar a vida da população”, disse Melo. Para ele, uma frente ampla precisa ir além do campo da esquerda, a exemplo do que ocorre em nível nacional.

Quanto às pré-candidaturas a vereador nas eleições de 2024, foram definidas as da assistente social Andressa Marques, presidenta da UJS no município; do advogado Cláudio Libardi Junior, que concorreu na última eleição ao cargo de vice-prefeito ao lado de Pepe Vargas (PT) e a reeleição do vereador, metalúrgico e decano da Câmara Municipal, Renato Oliveira.

Estiveram presentes a deputada estadual do PCdoB/RS, Bruna Rodrigues e lideranças partidárias da Federação Brasil da Esperança, como a deputada federal Denise Pessoa (PT), do PDT e do PSol. Houve, ainda, a filiação de dez lideranças da cidade.

Resolução e moção

A conferência também aprovou a resolução “Às forças políticas sintonizadas com o governo Lula” e a moção “O povo palestino merece paz”.

A resolução aponta que “o PCdoB cumpriu papel importante no combate à extrema direita e na vitória de Lula” e “contribui agora com o êxito do governo na aplicação do programa de reconstrução nacional”.

Pontua, ainda, que “as eleições municipais de 2024 são capítulo importante dessas batalhas” e que na disputa majoritária em Caxias do Sul, “o PCdoB vai contribuir decisivamente para a constituição de um campo político forte e amplo que possa levar as forças políticas sintonizadas com o governo Lula à vitória”.

Já a moção em apoio ao povo palestino, o PCdoB de Caxias do Sul se solidariza com todas as vítimas dos conflitos entre Israel e Hamas, condena os ataques coordenados pelo presidente israelense Benjamin Netanyahu, repudia o veto dos Estados Unidos à resolução apresentada pelo Brasil no Conselho de Segurança da ONU e defende que “a única maneira de construir a paz na região é a solução dos dois Estados, israelense e palestino, em convivência respeitosa”.

Com informações do PCdoB de Caxias do Sul

(PL)