Foto: reprodução/FB PCdoB Belem

No último sábado, dia 11, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) de Belém, no Pará, encerrou uma conferência municipal de grande relevância para os rumores políticos da região. O evento reuniu mais de 3.000 membros do partido, resultando na eleição de 360 ​​delegados na sua 18ª Conferência Municipal.

Com a presença de figuras proeminentes como o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (Psol), o presidente do PCdoB Estadual, Jorge Panzera, e lideranças como Wanja Lobato, que filiou no organismo de base da Associação dos Moradores de Terrenos de Marinha do Estado do Pará (Amtemepa), cerca de 420 pessoas.

A conferência aprovou em sua resolução da conferência, lutar pelo êxito do governo do presidente Lula (PT) e lutar por mais políticas afirmativas e de inclusão social junto ao governo do estado. A nível municipal, a ênfase recai sobre a contribuição já exitosa em entidades como a Agência Distrital de Icoaraci (Adic), Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) e a Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem).

Além disso, o partido expressou sua intenção de conquistar espaço na Câmara Municipal de Belém, com múltiplas candidaturas, destacando a prioridade para a eleição de Rodrigo Moraes, Secretário de Habitação de Belém, pela Federação Brasil da Esperança. O foco também está na valorização da liderança de Ellana Silva para o fortalecimento do trabalho em áreas estratégicas como Sehab, Adic e Codem.

Após a eleição do novo mandato, foi aclamado o nome de Lélio Costa, Presidente da Codem, para a presidência do Partido em Belém no biênio 2023-2025.

A resolução finaliza com a intensificação do trabalho do PCdoB para além das esferas institucionais e de movimentos sociais, enfatizando o fortalecimento das Organizações de Base, transformando os filiados em militantes engajados, prontos para uma luta constante em prol do povo. “Parabenizamos todos os esforços militante dos nossos camaradas que construíram nossa exitosa conferência”, escreveu a legenda nas redes sociais.

Foto: reprodução/PCdoB Belem

Rodrigo Moraes | Foto: reprodução/PCdoB Belem