O Partido Comunista do Brasil está empenhado e trabalhando para que as conferências ordinárias a serem realizadas nos municípios e nos estados sejam um sucesso e contribuam para o fortalecimento partidário. Para isso, a direção central reunirá os presidentes estaduais e municipais do Partido, secretários e secretárias de Organização e dirigentes das organização de bases para o lançamento nacional da mobilização, no dia 21 de agosto, às 19 horas. O evento será online, via Zoom. O link será distribuído pelas instâncias partidárias.

O encontro terá a participação da presidenta nacional do Partido, ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; da líder da bancada do PCdoB na Câmara, deputada Jandira Feghali (RJ) e da secretária nacional de Organização da legenda, Nádia Campeão. A expectativa é que mais de 300 camaradas de todas as unidades da federação participem.

O intuito deste lançamento, segundo Nádia Campeão, é mobilizar um grande número dos filiados e filiadas que integram as organizações de base do PCdoB.

Card de divulgação do evento.

Segundo resolução do Comitê Central sobre o assunto, o processo para a realização das conferências deverá ocorrer entre os dias 15 de agosto a 15 de novembro de 2023 e tem por objetivo discutir o documento político e de construção partidária nas várias instâncias, nacional, estadual e municipal, além de eleger novas direções para os comitês.

As conferências deverão ainda, destaca resolução sobre o tema, deliberar sobre o documento político a ser elaborado por seus respectivos comitês, estaduais e municipais, assim como aprovar o pré-projeto eleitoral local para 2024 e o balanço do trabalho de direção dos comitês cessantes.

Segundo a secretária de Organização, a orientação é que cada comitê realize a programação de sua conferência em três fases. A primeira, entre agosto e setembro, será dedicada às assembleias de base. Na segunda fase, em outubro, a prioridade é para as conferências distritais e municipais. Em seguida, até a data limite do dia 15 de novembro, haverá as conferências estaduais e a Conferência do Distrito Federal, encerrando a terceira e última fase.

Revigoramento partidário

A secretária de Organização destaca ainda que as conferências estão diretamente articuladas à missão do revigoramento partidário. “Desde o início do ano, todo o coletivo do PCdoB tem se dedicado a essa tarefa de chamar as bases, organizá-las e dar mais dinamismo a elas”, afirma Nádia. “Houve reuniões, encontros regionais, caravanas – e, agora, as conferências devem comprometer ainda mais as direções nesse rumo.”