O PCdoB de Cuiabá, realizará nesta quinta-feira (1º/4), às 19 horas, um ato virtual comemorativo pelo aniversário dos seus 99 anos, tendo como foco principal a luta em defesa da democracia.

A presidenta do PCdoB de Cuiabá, professora Lane Costa, destacou que o ato “será um resgate histórico, onde homenagearemos o camarada Carlos Reiners, comunista histórico, tendo como ponto alto a exibição do documentário ‘Professor Carlos Reiners – o último comunista convicto do Pantanal’, produzido pelo cineasta, diretor e ator, Amauri Tangará.”

Já Miranda Muniz, secretário de organização, ressaltou que o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) teve sua fundação no dia 25 de março de 1922, porém, a comemoração posterior se dará por dois motivos: “o primeiro é que no dia 25 de março tivemos um Ato Nacional, organizado pelo Comitê Central, e então centramos todos os esforços nele; segundo, a decisão de realizar um ato local no dia 1º de abril foi no sentido de aproveitar as comemorações e ressaltar a luta pela democracia e a liberdade, bandeiras históricas de nosso Partido. É bom que se diga que, diferentemente do que é dito na historiografia oficial vencedora, o Golpe Militar-Civil de 1964 ocorreu no dia 1º de abril e não no dia 31 de março.”

Além deste documentário, Ana Flávia, secretária de finanças do PCdoB, ressalta que “será abordado o episódio denominado ‘Resistência do Vale do São Lourenço’, ocorrido logo após o Golpe e também sobre a participação dos comunistas na Assembleia Constituinte Estadual de 1946, ocasião em que os comunistas elegeram dois deputados aqui no Estado.”

Segue o roteiro do ato:

1. Abertura com um vídeo sobre os 99 anos do PCdoB;

2. Intervenção do secretário nacional de Comunicação, Adalberto Monteiro, falando sobre o significado dos 99 anos do PCdoB.

3. Exibição do clip da música Bandeira Vermelha, do cantor e compositor Ronaldo Muniz.

4. Exibição do Documentário “Professor Carlos Reiners – O último comunista convicto do Pantanal“, precedido de uma apresentação do Amauri Tangará.

5. Depoimento da Patrícia Reiners, filha do Professor Carlos Reiners.

6. Exposição sobre a “Resistência do Vale do São Lourenço”, feita pela professora da UFMT Meire Rose;

7. Intervenção sobre a participação do Partido Comunista do Brasil na Constituinte Estadual de 1946, com Miranda Muniz, dirigente do PCdoB;

8. Breve saudação do professor Sérgio Negri, presidente do PCdoB/MT.

O evento será transmitido pela plataforma Google Meet, sob a coordenação da professora Lane Costa, presidente municipal do PCdoB.

Link de acesso: https://meet.google.com/vqb-nefi-ysq

__

Fonte: PCdoB Cuiabá