Presidenta Luciana Santos destacou que o Brasil precisa de paz, de normalidade e de que os problemas de nossa gente sejam enfrentados

Em sua intervenção de abertura da reunião do Comitê Central do PCdoB, que aconteceu nesta segunda-feira (11), a presidenta Luciana Santos destacou que o Brasil precisa de paz, de normalidade e de que os problemas de nossa gente sejam enfrentados. É preciso defender a democracia e dar um basta à violência e à destruição do país. Temos que nos unir e fortalecer ainda mais a luta para elegermos Lula presidente no primeiro turno e uma grande bancada de deputados e deputadas comunistas e do campo democrático para dar sustentação ao próximo governo.

A pauta da reunião se concentrou no debate de atualização da conjuntura política do país, num momento de indignação pelo assassinato do líder petista Marcelo Arruda em Foz de Iguaçu. Também houve a apresentação do calendário político do próximo período, aprovação da data e dos critérios para a participação na Convenção Eleitoral do PCdoB e um informe geral da conformação do projeto político eleitoral do partido nos estados.

Bolsonaro atua para desestabilizar o cenário político

Luciana Santos destacou algumas medidas de Bolsonaro para recuperar a sua ofensiva política, seja na área econômica com a PEC do Desespero, seja na área política mantendo o questionamento das urnas, ameaçando o golpe, organizando mobilizações com pauta de ataque às instituições e insuflando a violência política no país. “Entre seus objetivos diretos é diminuir a distância entre ele e Lula até o início da campanha eleitoral em agosto e busca chegar ao segundo turno”, afirmou a presidenta do PCdoB.

Com o poder presidencial, as iniciativas econômicas de Bolsonaro têm como única motivação injetar recursos na economia para tentar ampliar sua votação. É preciso desmascarar isso para o povo brasileiro.

De outro lado, agressividade de seu discurso que resulta no aumento da violência política do Brasil é uma tentativa de intimidação. “A situação é de alerta, de vigilância redobrada, onde todos cuidados são poucos, principalmente com a segurança do Presidente Lula. Contudo, eles não podem nos intimidar. A repercussão na população em geral com o ocorrido em Foz do Iguaçu é de perplexidade e de repudio. Não podemos deixar que seja naturalizado o que ocorreu”, alertou Luciana, conclamando que os movimentos sociais e a sociedade se mobilize em torno da agenda democrática.

Programa de Governo é instrumento de luta e diálogo

Para a presidenta do PCdoB, “o Programa de Governo tem jogado um importante papel nesta pré-campanha. Ao dar visibilidade as respostas que temos grandes problemas que afligem a nossa gente”. Por isso é fundamental manter em evidência o debate político programático com os vários setores da economia e com a sociedade.

Convenção do PCdoB

A reunião do Comitê Central aprovou a realização da sua Convenção Eleitoral para o dia 20 de julho, 19 horas, que se realizará de forma híbrida. A convenção será composta pelos integrantes do Comitê Central e por um delegado indicado por cada estado da federação.