Nos últimos dias foram difundidas notícias de protestos em algumas cidades da região oriental de Cuba, especialmente pelas más condições de fornecimento de energia elétrica no país e distribuição de alimentos. Dificuldades reconhecidas pelo próprio governo do Presidente Díaz-Canel e o Partido Comunista de Cuba.

As cenas mais uma vez foram manipuladas e bastante exploradas por aqueles que atuam em apoio a grupos, sediados especialmente em Miami, nos EUA, organizados para a desestabilização política do país. Não revelam, por exemplo, as imagens de dirigentes do governo cubano atendendo à população e suas demandas ao longo dos protestos.

Por outro lado, e neste nos colocamos, esta é mais uma oportunidade para denunciar os efeitos do criminoso bloqueio econômico imposto pelos EUA e seus aliados ao povo cubano e seu governo legítimo. Pretendem interferir na ordem interna do país e provocar distúrbios que oportunamente serão utilizados contra as autoridades do país.

Os que promovem a ingerência são os mesmos que recrudescem as medidas do bloqueio econômico e mantêm Cuba na lista de países patrocinadores do terrorismo, quando isso não faz o menor sentido. Terroristas são justamente os que hoje financiam as guerras e realizam um genocídio à luz do dia da população palestina.

Ana Prestes
Secretária de Relações Internacionais do PCdoB