Em nota divulgada nesta quarta-feira (19) e assinada pela presidenta nacional, Luciana Santos e pelo vice-presidente e Secretário de Relações Internacionais, Walter Sorrentino, o PCdoB manifesta sua “irrestrita solidariedade” com a Palestina e seu apoio à “legítima luta por libertação nacional do povo palestino”.

Leia, abaixo, a íntegra.

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) manifesta a sua irrestrita solidariedade com o povo palestino em brava resistência contra a contínua colonização da Palestina por Israel. Israel mais uma vez atrai atenção mundial para o massacre e a destruição que a sua maquinaria de guerra e repressão impõe com frequência quase programada contra o povo palestino, como mais recentemente fez em 2008-2009, 2012, 2014, 2015 e 2018, em sucessivas ofensivas militares ou operações de repressão a protestos pelas quais está sob crescente escrutínio, inclusive no Tribunal Penal Internacional.

Na recém-desencadeada ofensiva contra a Faixa de Gaza, que está sitiada por ar, terra e mar há mais de uma década e cuja população de 2 milhões de pessoas resiste em constante catástrofe humanitária, o PCdoB manifesta profundo pesar e revolta pelas perdas de mais de 200 vidas, inclusive as de crianças inocentes.

Diante das acumuladas evidências dos crimes de guerra e crimes contra a humanidade em que se sustenta o regime de Israel na Palestina, tem aumentado em peso e número a denúncia internacional tanto às suas sucessivas ofensivas militares quanto às medidas de expansão colonial e racistas de despojo e opressão do povo palestino. Além da ofensiva contra Gaza, a brutalidade israelense mais uma vez cobra atenção mundial pelo despejo iminente de várias famílias do distrito de Sheikh Jarrah, em Jerusalém Oriental, para que seus lares sejam ocupados por colonos israelenses.

Nada pode justificar a expulsão e o genocídio de um povo. É passada a hora de o mundo se responsabilizar por esta Catástrofe e apoiar com maior vigor a legítima luta por libertação nacional do povo palestino, que deve poder exercer o direito à autodeterminação, um dos princípios basilares da Carta das Nações Unidas e das demais conquistas dos povos em luta, conformando o direito internacional.

O PCdoB toma parte na condenação internacional às falsas equiparações de responsabilidades de Israel e Palestina como se se tratasse de um conflito simétrico, assim como na exigência do fim imediato da ocupação militar, a colonização e o apartheid israelense na Palestina, que são a essência e o combustível da instabilidade e a violência na região.

 

Luciana Santos

Presidenta do PCdoB

 

Walter Sorrentino

Vice-Presidente e Secretário de Relações Internacionais

 

Brasília, 19 de maio de 2021

__