PCdoB conclama militância a participar da mobilização dia 3 de julho
A Comissão Executiva do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) divulga nesta quarta-feira (30) uma circular entre os comitês estaduais e dirigentes em que trata da mobilização de dirigentes e da militância para o próximo dia nacional de luta a se realizar no próximo sábado (3).
Ao tratar da responsabilidade do governo Bolsonaro pela crise vivida pelo país, o documento aponta o aumento da consciência “de amplas forças sociais e políticas de que só o fim do governo Bolsonaro poderá abrir novas perspectivas para o país e para o povo”.
“Fora Bolsonaro, impeachment já!”
Para o PCdoB, diz a nota, “a bandeira do impeachment ganha força, atualidade e pode mobilizar milhões de brasileiros e brasileiras nesta verdadeira jornada de salvação nacional”.
Para tanto, a circular requer dos dirigentes comunistas o empenho nas mobilizações em curso, “com destaque para o dia nacional de luta do próximo sábado, dia 3 de julho, levando as bandeiras do Partido e do Brasil, para expressar o caráter popular, democrático e patriótico da nossa luta”.
Confira a íntegra do documento abaixo:
Circular: Força total na mobilização do 3J – Dia Nacional de Luta
Neste 30 de junho, partidos e movimentos da sociedade civil protocolam na Câmara dos Deputados, o superpedido de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro. O requerimento apresenta 24 condutas enquadradas como crime de responsabilidade, dentre elas, a prevaricação pela tentativa de compra superfaturada da vacina da Índia Covaxin, agravada com a denúncia de mais um ato de corrupção – a cobrança de um dólar de propina para cada vacina.
Todas essas denúncias se somam à conduta irresponsável do governo de atraso deliberado no programa de vacinação, desrespeito aos protocolos sanitários propostos pela Organização Mundial de Saúde e propaganda enganosa de tratamento precoce da Covid sem respaldo na ciência.
Nessa escalada contra o povo, cabe também o repúdio às investidas autoritárias do governo contra as instituições, ataques à imprensa, uso dos órgãos públicos para favorecimento da própria família do presidente e cortes de recursos orçamentários na Educação, Cultura, ciência e avanço nas privatizações.
Paralelamente, o governo segue com sua desastrosa política econômica que amplia o desemprego, diminui a renda dos trabalhadores e dos pequenos e médios empreendimentos, reduz o auxílio emergencial, tudo acompanhado do aumento abusivo dos preços, principalmente dos alimentos e outros produtos de primeira necessidade.
Em resposta a esse descalabro, cresce e se amplia o movimento de oposição. Para além do superpedido de impeachment de Bolsonaro, o fator novo na conjuntura e principal variável para inverter a correlação de forças são as grandes mobilizações populares realizadas, com destaques para os dias nacionais de luta de 29 de maio e 19 de junho.
Com o acelerado agravamento da crise, cresce a consciência de amplas forças sociais e políticas de que só o fim do governo Bolsonaro poderá abrir novas perspectivas para o país e para o povo. Nessa linha, a bandeira do impeachment ganha força, atualidade e pode mobilizar milhões de brasileiros e brasileiras nesta verdadeira jornada de salvação nacional.
Diante de tudo isso, a Comissão Executiva do PCdoB conclama todos os comitês estaduais e os dirigentes e militantes das frentes de massas influenciadas pelo Partido a se empenharem a fundo nas mobilizações em curso, com destaque para o dia nacional de luta do próximo sábado, dia 3 de julho, levando as bandeiras do Partido e do Brasil, para expressar o caráter popular, democrático e patriótico da nossa luta.
Fora Bolsonaro, impeachment já!
Todos e Todas aos atos do dia 3 de junho!
Comissão Executiva Nacional do PCdoB
Abaixo PDF da Circular: