Parlamentares da Frente em defesa do cinema, entre eles Renildo (PCdoB-PE)
Parlamentares da Frente em defesa do cinema, entre eles Renildo Calheiros (PCdoB-PE)

A Frente em Defesa do Cinema Brasileiro foi protocolada na última quarta-feira (2), com mais de 250 assinaturas de deputados e senadores. Representando o PCdoB, o deputado Renildo Calheiros (PE) explicou que este é um instrumento importante para barrar o desmonte da área pelo governo Bolsonaro.

“Há uma preocupação muito grande com a ausência de políticas públicas que apoie esse setor. Nós temos um governo federal, que a partir do presidente da República revela um desconhecimento enorme do país, das aspirações da nossa sociedade, que tem um desprezo com a cultura. Então, nossa expectativa em relação ao governo nessa área é muito ruim. Vamos precisar de uma ampla mobilização. Agora, vamos tentar estabelecer os pontos sobre os quais faremos uma luta mais intensa”, afirmou.

Desde que assumiu, Bolsonaro e equipe têm encapado uma guerra contra a cultura no país. Entre as ações está a extinção do Ministério da Cultura, redução orçamentária, limitação da atuação da Agência Nacional de Cinema (Ancine) e a redução do apoio a projetos audiovisuais, além de atos de censura, com cancelamento de projetos já aprovados.

Estudo realizado em 2014 pela Motion Picture Association na América Latina (MPA-AL) indica que o cinema brasileiro gera mais vagas de trabalho que o turismo. Recentemente, levantamento realizado pela Agência Nacional de Cinema revelou que o audiovisual gera 98.756 empregos direitos e 142.209 indiretos. Esta cadeia produtiva reúne mais de 13 mil empresas que podem ser prejudicadas.

Atuante na área cultural, a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) também participa da Frente.