Adalberto Monteiro fala no Encontro Nacional de Comunicação realizado em Brasília, dia 16 de abril de 2019.

A equipe de Comunicação do PCdoB anunciou nesta semana que a página do partido no Facebook atingiu a marca de 500 mil seguidores. Mais do que um número expressivo, este resultado mostra o acerto da estratégia partidária em reforçar as ações nas redes sociais.

Por Gustavo Alves

O PCdoB ampliou sua audiência na principal plataforma de rede social em cerca de 101% em 2019, passando a ser a segunda página com mais seguidores entre os partidos de esquerda, atrás apenas da página do PT, e a quarta maior dentre todos os partidos brasileiros.

Uma pesquisa do Instituto DataSenado, divulgada em dezembro de 2019, aponta a influência crescente das redes sociais como fonte de informação para o eleitor, o que pode em parte explicar as escolhas dos cidadãos e cidadãs nas eleições de 2018. Segundo a pesquisa 45% dos entrevistados confirmaram ter decidido o voto levando em consideração informações divulgadas nas redes sociais.

Disputa nas redes

Para o jornalista Adalberto Monteiro, secretário nacional de Comunicação do PCdoB, estes números foram alcançados graças à decisão tomada pela direção nacional da legenda no sentido de priorizar a comunicação digital, em especial nas redes sociais.

“O Brexit e a eleição de Trump já tinham mostrado como as redes sociais podem influenciar as disputas deste século. O Brasil foi a bola da vez em 2018 e nós decidimos investir tempo, talento e recursos para enfrentar esta nova frente da luta de ideias” destacou Monteiro.

Além da quantidade de seguidores, a página do PCdoB ampliou também o número de pessoas alcançadas. Em 2018, 35 milhões de internautas foram alcançados pela página PCdoB65 que, em 2019, alcançou cerca de 55 milhões de pessoas. Trata-se de um patamar expressivo, levando-se em conta ter sido um ano não eleitoral quando o interesse pelos partidos tem tradicionalmente uma queda.

PCdoB anunciou crescimento de seguidores no Facebook

A página do PCdoB no Facebook acompanhou o movimento de crescimento que o partido viveu o longo do ano, com o aumento de filiações e a incorporação do Partido Pátria Livre (PPL), formalizada em um Congresso Extraordinário realizado em março.

Outras redes

A Secretaria Nacional de Comunicação do PCdoB está trabalhando em outras plataformas de redes sociais e registrou um crescimento de 144% nos seguidores do canal oficial no Youtube e 84% em seu perfil oficial no Instagram.

Além do reforço na presença do partido nas plataformas de redes sociais, está em andamento uma esforço para a criação de uma abrangente rede orgânica no Whatsapp.

A importância deste canal pode ser medida pelos números apresentados pela pesquisa “Redes Sociais, Notícias Falsas e Privacidade na Internet”, realizada pelo DataSenado, em parceria com as Ouvidorias da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Segundo o estudo, 79% das pessoas entrevistadas disseram sempre utilizar esse aplicativo de mensagens instantâneas para se informar. Esse número é muito superior aos que indicaram que sempre recorrem à televisão (50%) e aos que se informam pelo YouTube (49%).

O secretário Adalberto Monteiro destacou que o PCdoB tem investido em todas as redes para divulgar as ações e propostas do Partido e também para combater as fake news. “Nós trabalhamos com o primado da verdade. Nestes tempos obscuros onde a extrema-direita age diuturnamente para fraudar a democracia, esta é também uma tarefa revolucionária” lembrou o dirigente comunista.

Para ele, a expansão nas redes sociais deriva de um “planejamento alicerçado na nossa militância e que se rege pelo objetivo de se criar um Sistema Nacional de Comunicação que busca integrar todo trabalho realizado pelas organizações de nossa legenda e pelo conjunto de seus influenciadores digitais.”

Sublinhou que os êxitos alcançados são ainda muito modestos em face da grande dimensão que adquiriu a chamada guerra digital. “Todavia, ao que parece, estamos no caminho certo, e nossa expansão apenas começou”, afirmou Monteiro.

De Brasília