Os 38 anos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), comemorados neste sábado (22), foram celebrados pela presidenta nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, e pelo vice-presidente e secretário de Relações Internacionais, Walter Sorrentino. Os dirigentes destacaram a importância da entidade na luta pela reforma agrária, por direitos e pela democracia.

“O MST completa 38 anos de um trabalho exemplar que envolve solidariedade, organização, sustentabilidade, pesquisa e muita combatividade em defesa da reforma agrária popular e de uma vida digna para toda a nossa gente. Parabéns, companheiras e companheiros!”, escreveu Luciana Santos nas redes sociais.

O vice-presidente Walter Sorrentino destacou: “O Brasil produziu a mais avançada experiência de organização política do movimento social, o MST. Sua luta nestes 38 anos já mudou o Brasil e seguirá ainda mais forte para a reconstrução nacional. Parabéns, MST. Vocês são um estímulo para toda a esquerda no país”.

O MST começou a ser moldado no seu primeiro Encontro Nacional, em 1984, realizado em Cascavel, no Paraná e se consolidou após o manifesto do seu primeiro congresso, quando ficou definido que as ocupações de terras seriam feitas massivamente desde a região Sul, se expandindo por todo o país, tendo como objetivos estratégicos a reforma agrária e as transformações sociais que buscam justiça e equidade.

Conforme aponta o site da entidade, atualmente o MST é composto por 450 mil famílias assentadas e cerca de 90 mil famílias acampadas, organizadas em 24 estados brasileiros. Essas famílias estão organizadas por meio da agricultura familiar camponesa atuando em 1,9 mil associações comunitárias, 160 cooperativas e 120 agroindústrias, produzindo alimentos saudáveis para o campo e a cidade.

 

Por Priscila Lobregatte
Com informações do MST