Faleceu na madrugada desta quarta-feira (27), aos 63 anos, o líder sindical João Batista Pinto Nunes. Filiado ao PCdoB desde o início dos anos 1990, Nunes era funcionário do Grupo Pão de Açúcar, foi diretor durante várias gestões do Sindicato dos Comerciários. Vítima de problemas decorrentes do câncer, lutou bravamente contra a doença e expressou como um dos últimos desejos ser velado na sede do Sindicato dos Comerciários

Envolvido durante toda a vida com a luta e sempre com muita disposição, Nunes se dedicou nos últimos anos à criação da ACAPE (Associação dos Comerciários Aposentados), atualmente em pleno funcionamento. Um camarada de grande disposição revolucionária, terno, gentil e muito envolvido com a categoria.

O PCdoB Ceará está em luto pela partida do camarada Nunes. “Nos solidarizamos com a família nesse momento de dor e tristeza. Descanse em paz, camarada Nunes! Seguiremos a luta e erguemos o punho em sua homenagem!”, afirma nota da direção do partido no estado.

“Lamentável a morte do Nunes, um grande lutador dos trabalhadores e do povo. Rendemos nossa homenagem a ele. Camarada Nunes, presente!” afirma Inácio Carvalho, editor do Portal Vermelho. Andrea Oliveira, secretária estadual de comunicação do PCdoB/CE, também enalteceu a trajetória de lua do sindicalista. “Nunes era um camarada antigo. Quando fui da UJS, lembro de ele nos ajudar muito através do sindicato. É uma notícia triste, lamentável, ainda mais por ser ainda bastante jovem. Nosso partido está de luto”. Já o sociólogo Gustavo Guerreiro ressalta o legado que deve ser levado adiante. “Acho que o camarada que se foi, como os demais, gostariam que a gente transformasse a dor e o luto em incentivo à luta que eles tão bem souberam conduzir. É que sejam lembrados como exemplos. É nossa melhor homenagem”.

De Fortaleza,
Carolina Campos (com a colaboração de Andrea Oliveira)