A secretária nacional de Organização do PCdoB, Nádia Campeão, durante a Plenária do PCdoB Caxias, em 18 de maio

Há 15 anos, nas eleições municipais de 2008, o PCdoB Caxias do Sul (RS) conquistou duas vagas na Câmara dos Vereadores. Um dos vitoriosos, o metalúrgico Assis Melo, recebeu 8.399 votos e foi o candidato a vereador com melhor desempenho eleitoral na história da cidade.

Voltar a ter ao menos duas cadeiras na Câmara é uma das prioridades dos comunistas em Caxias, o maior município da Serra Gaúcha, com 523 mil habitantes. “Já temos um vereador (o também metalúrgico Renato Oliveira) – e a expectativa é ampliar nossa representação”, diz Assis, hoje presidente do PCdoB Caxias.

Até a eleição – que será daqui a pouco mais de 16 meses –, a legenda quer se fortalecer, sobretudo nas bases. Para chegar lá, a direção municipal abraçou a missão do “revigoramento partidário”, aprovada no 15º Congresso do PCdoB (em 2021) e ratificada no Encontro Nacional de Organização do Partido (em fevereiro de 2023).

O ponto de partida é favorável. De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o PCdoB Caxias tem 2.202 filiados e é o sexto maior partido da cidade nesse quesito, logo atrás do União Brasil. Além da histórica hegemonia numa categoria em especial – a metalúrgica –, os comunistas estão presentes em diversos segmentos e movimentos organizados da sociedade caxiense.

“O Partido tem uma organização bastante ampla aqui na cidade. Nosso maior núcleo político, nosso maior potencial, é na organização junto aos trabalhadores”, afirma Assis, destacando a força da militância na Indústria, no Comércio e nos Serviços. “Mas, além do sindicalismo, temos presença nos movimentos estudantil, comunitário, antirracista, de mulheres, da saúde, da educação e outros.”

O debate do revigoramento avançou no último dia 18 de março, com a realização da Plenária do PCdoB Caxias. A secretária nacional de Organização do PCdoB, Nádia Campeão, participou da atividade, que foi realizada no auditório do Sindicato dos Comerciários de Caxias do Sul.

Assis ressalta a “importância” de contar com um membro da direção nacional do PCdoB, o Comitê Central, para contribuir com o planejamento do Partido em Caxias. Além dos dirigentes, a plenária reuniu militantes de várias regiões.

“É um momento de atualizar nossa agenda, reforçar a mobilização e buscar o fortalecimento partidário. A presença da camarada Nádia deu esse ânimo a mais para a militância e para a própria direção municipal”, avalia o dirigente. Revigorar o PCdoB, segundo Assis, “é fortalecer as bases e a direção, para ter cada vez mais influência no meio do povo, especialmente dos trabalhadores e trabalhadoras”.