O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) da cidade do Rio de Janeiro, esclarece em nota divulgada nesta terça-feira (28), sobre os motivos que levaram a legenda a mudar os planos de condução do projeto eleitoral deste ano.

Segundo a legenda, o nome de Brizola Neto, como pré-candidato do PCdoB à prefeitura do Rio de Janeiro não pôde ser consolidado devido a uma decisão da justiça que entendeu que a mudança no domicílio eleitoral  não foi justificada no tempo correto.

A direção do PCdoB na capital faz questão de destacar no documento, a atuação do ex-ministro como pré-candidato. “Brizola Neto desempenhou uma grande tarefa, aceitou o desafio de ser candidato e levou as propostas do PCdoB para a população carioca. Lamentamos a decisão do TRE-RJ, mas agora é hora de caminhar em frente”.

A nota esclarece ainda a situação de grave crise enfrentada pelo povo carioca, tendo na administração da cidade Marcello Crivela, aliado do governo Bolsonaro e no governo do estado, Wilson Witzel, “representantes do atraso, causadores de milhares de mortes nesta pandemia, verdadeiros responsáveis pela crise que vivemos, com falta de planejamento para combater o novo coronavírus e cuidar da saúde da população”.

Segundo a nota, o PCdoB continuará dialogando com diversos setores na construção de uma pauta que unifique amplas forças para derrotar os representantes do atraso.

Diante do exposto, a Comissão Política Municipal informa que o nome da deputada estadual Enfermeira Rejane foi aprovado para representar o PCdoB na disputa majoritária. “Uma parlamentar exemplar e de longa trajetória na luta em defesa das trabalhadoras e trabalhadores”, ressalta o documento.

Confira abaixo a íntegra da nota:

NOTA

O PCdoB vem construindo desde o ano passado o lançamento de uma candidatura própria para a prefeitura do Rio. Neste sentido, lançou o nome do ex-ministro Brizola Neto, que desde então, em nome do PCdoB, tem apresentado propostas concretas para mudar a cara da capital carioca, cumprindo um papel importante para desnudar a catástrofe que representa a gestão Crivela.

Ao mesmo tempo, o Partido vem dialogando com diversos setores para a construção de uma pauta que unifique amplas forças para derrotar Crivela, o seu aliado Bolsonaro e o governador Witzel, todos representantes do atraso, causadores de milhares de mortes nesta pandemia, verdadeiros responsáveis pela crise que vivemos, com falta de planejamento para combater o novo coronavírus e cuidar da saúde da população.

Entretanto, por conta de uma decisão do TRE-RJ, o domicílio eleitoral do pré-candidato Brizola Neto não foi transferido para o Rio, que impede a sua candidatura. Brizola Neto desempenhou uma grande tarefa, aceitou o desafio de ser candidato e levou as propostas do PCdoB para a população carioca. Lamentamos a decisão do TRE-RJ, mas agora é hora de caminhar em frente.

O PCdoB Carioca segue firme na luta para derrotar as forças do atraso no Rio, personificado em Bolsonaro, Witzel e Crivela. Para isso, segue construindo uma chapa forte de pré-candidaturas à vereança e uma pré-candidatura à Prefeitura do Rio. Diante disso, a Comissão Política Municipal aprovou o indicativo do nome da deputada estadual Enfermeira Rejane para a disputa majoritária, uma parlamentar exemplar e de longa trajetória na luta em defesa das trabalhadoras e trabalhadores na ALERJ, agora com o engajamento de Brizola Neto nessa nova etapa.

Rio de Janeiro, 28 de julho de 2020
Comissão Política do PCdoB-Carioca