Cristina Souza, Jô Moraes, Julia Inês e Kátia Vergílio na Vila Pinho.

Durante o mês de dezembro, integrantes do comitê municipal do PCdoB de Belo Horizonte (PCdoB-BH), em Minas Gerais, reforçaram o contato com as comunidades da capital para ampliar a estruturação do trabalho de mulheres.

A presidenta do PCdoB-BH, Jô Moraes, acompanhada de Fátima Carvalho, Júlia Inês, Kátia Vergílio e Cristina Souza, estiveram nos bairros de Novo Aarão Reis, Vila Pinho e Taquaril para planejar e organizar a ação das mulheres na linha do Feminismo Popular. Registra-se também a importante participação de Elza Melo, que está no momento em outro estado, na atividade do Novo Aarão Reis através de vídeo chamada.

No bairro Novo Aarão Reis, por meio da articulação do dirigente municipal do PCdoB, Marcos Oliveira, liderança popular da região, foi realizada a visita à ‘ONG Instituto Mulheres Amadas-IMA’ que acolhe vítimas em situação de violência doméstica e busca orientá-las e ajudá-las nas situações de vulnerabilidade. Nessa ocasião foi realizada uma vídeo chamada, com a também dirigente municipal do PCdoB, Elza Melo, que conversou com a coordenadora do IMA, Ivone, resgatando a parceria que ambas realizam através do Projeto “Para Elas” da Faculdade de Medicina da UFMG, coordenado por Elza.

Fátima Carvalho e a roda de conversa das mulheres na Ong IMA no Novo Aarão Reis.

Na Vila Pinho, o encontro na Associação Comunitária do bairro instalou o núcleo “Mulheres que se Ajudam”, vinculado ao Movimento Popular da Mulher (MPM) e à União Brasileira de Mulheres (UBM). O evento contou com o apoio do líder comunitário Exupério e do dirigente municipal Jota Lacerda. De imediato ficou marcada uma nova reunião onde seria apresentado o programa de trabalho.

 

O Taquaril é uma área de atuação prioritária da liderança popular e dirigente do PCdoB-BH, Wilson Wagner, mais conhecido como Rapper W-Dois (W2). Entre várias atividades, W2 atua no programa ‘Fica Vivo’, na ‘Casa Hip Hop’ e trabalha em projetos da Educação Integrada. Ele participou da proposta construída por Fátima Carvalho, coordenadora do Movimento Popular da Mulher (MPM) e apresentadora de programa na Rádio Web Taquaril, que visa criar uma articulação entre as mulheres do núcleo do ‘Projeto Para Elas’ e outras mulheres que atuam junto à ‘Casa Hip Hop’.

Jô Moraes, W2 e Fátima Carvalho em frente à Casa do Hip Hop no Taquaril.

Nesse mesmo período aconteceu o lançamento do ‘Projeto SBC Cinema e Arte’, sob coordenação da camarada, Santuza Rodrigues, membro do comitê municipal do PCdoB-BH. E está em desenvolvimento a Campanha Feminismo, Solidariedade e Afeto pelo Combate à Pobreza Menstrual lançada pela União Brasileira de Mulheres de Minas Gerais (UBM-MG) e pelo MPM, que já recolheu e distribuiu itens de higiene pessoal feminina.

__

Com informações do PCdoB de Minas Gerais