A Comissão Política Estadual do PCdoB da Bahia informa, por meio de nota, que se reuniu no último sábado (23) e indicou diretivas à direção partidária sobre o projeto eleitoral no estado. A convenção eleitoral do PCdoB baiano está marcada para o dia 29 de julho, às 14 horas, em formato híbrido.

Sobre a disputa ao governo da Bahia, a nota destaca a necessidade de reforço partidário na campanha do pré-candidato ao governo Jerônimo Rodrigues (PT), tendo como vice Geraldo Júnior (MDB) e Otto Alencar (PSD) como pré-candidato à reeleição para o Senado. “Para manter o projeto de mudanças iniciado na Bahia em 2006”, assinala a nota.

Na chapa federal, por causa das  grandes dificuldades do Partido, a nota ressalta que a proposta é concentrar em três nomes como candidatos do PCdoB, os já deputados federais Daniel Almeida e Alice Portugal, além do ex-vereador de Feira de Santana (BA), Manoel Messias.

Sobre a chapa estadual, a nota ressalta a meta de eleger pelo menos quatro deputados. “Temos uma chapa competitiva, com potencial para assegurar nossos objetivos”.

Confira a íntegra abaixo:

Bahia: Nota da Comissão Política Estadual do PCdoB

A Comissão Política Estadual do PCdoB-Bahia, reunida no sábado (23/07), examinou os quadros nacional e estadual e indicou as seguintes diretivas ao Comitê Estadual do Partido, que se reúne na próxima quarta-feira (27):

1 – Fazer intensa mobilização para derrotar o neofascismo no Brasil, organizando, com os aliados, os Comitês Populares de Luta em todas as regiões da Bahia, com vistas à vitória ainda no primeiro turno. Participar ativamente das atividades constantes do Fórum Nacional Fora Bolsonaro, em defesa da democracia.

2 – Reforçar a campanha de Jerônimo Rodrigues, governador, Geraldo Júnior, vice, e Otto Alencar, senador, para manter o projeto de mudanças iniciado na Bahia em 2006. Fazer intensa convocação para a convenção no dia 30/07, da aliança em torno do nosso candidato a governador.

3 – Sobre a chapa de deputados federais, então com quatro candidaturas, ao analisar o quadro estadual e nacional, de grandes dificuldades para o Partido, definimos por levar a proposição ao Comitê Estadual de concentração em três nomes, Alice Portugal, Daniel Almeida e Manoel Messias, que concluímos ser a melhor alternativa para alcançarmos a meta da reeleição dos dois primeiros, o que sempre foi o centro de nossa tática. Portanto, aprovamos a retirada da candidatura do valoroso camarada Wenceslau Júnior, que realizou com êxito sua pré-campanha e contribuiu para o aumento da influência e organização do Partido em várias regiões da Bahia, especialmente no Sul e Extremo Sul.

4 – Sobre a chapa de deputado estadual, mantivemos a meta de eleger pelo menos quatro deputados. Temos uma chapa competitiva, com potencial para assegurar nossos objetivos.

5 – Vamos todos e todas zelar pela unidade partidária, para assegurar nossa vitória, com a eleição de deputados e deputadas federais e estaduais, e derrotar a direita e a extrema direita na Bahia e no Brasil.

Salvador, 24 de julho de 2022.