Atendendo à orientação de reforçar a solidariedade com o povo neste momento de pandemia do novo coronavírus, o PCdoB-BA está colaborando com a divulgação das ações promovidas pelos movimentos sociais e sindicais do estado. As entidades estão arrecadando doações de produtos básicos e quantias em dinheiro que são repassados a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Entre os sindicatos, estão a APLB-Sindicato, o SintraSuper, o Sindsefaz e Sindicato dos Comerciários, em uma campanha organizada pela seção estadual da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-BA). No caso deles, a ação tem foco na assistência aos trabalhadores do mercado informal, impedidos de desempenhar as atividades durante a quarentena.

Entre as organizações do movimento social, estão a FABS (Federação das Associações de Bairros de Salvador) e a UJS (União da Juventude Socialista). As duas organizações integram a campanha ‘Doe Solidariedade Salvador’, em conjunto com a Avon e a Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM-BA), para a entrega de sabonetes a líderes comunitários dos bairros carentes de Salvador.

A doação dos sabonetes é um modo de incentivar a população a intensificar os hábitos de higiene como forma de prevenção à Covid-19. Os líderes comunitários contemplados repassam as doações para a população.

Segundo Pascoal Carneiro, o presidente da CTB-BA, as ações existem porque o momento exige união e solidariedade. “Precisamos de todos os sindicatos parceiros nessa crise que estamos passando. Os trabalhadores e trabalhadoras precisam do nosso apoio e vamos juntos ameniza a dor e a fome de quem mais precisa”, disse.

Interessados em contribuir com as campanhas devem procurar os sindicatos ou, no caso dos movimentos sociais, fazer contato com as lideranças pelos seguintes telefones: (71) 9 9290-7990 (Aline Lima), (71) 987360887 (Kilson Melo) ou (73) 9 91224937 (Carol Nunes).