O novo Comitê Estadual do PCdoB na Bahia, eleito no último domingo (03/10), durante a conferência do Partido, terá uma maior presença de mulheres. Dos 120 integrantes escolhidos, 54 são mulheres, o que representa 45% de presença feminina na gestão 2021-2023.

O número é considerado um avanço, ao se levar em conta que, na composição do Comitê Estadual cessante, elas eram 36% – 37 mulheres entre os 101 integrantes totais. O entendimento é que, logo mais, será possível conquistar a paridade de gênero na direção partidária.

“Ainda é persistente o desafio de alcançar a paridade na instância máxima de direção partidária na Bahia, contudo, nesta conferência, mais um passo foi dado ao eleger mais mulheres ao Comitê Estadual”, afirmou a secretária de Mulheres do PCdoB-BA, Daniele Costa.

Na opinião do vice-presidente do PCdoB-BA, Geraldo Galindo, a conquista da paridade está próxima, porque existe um entendimento no coletivo partidário de que é preciso tornar, cada vez mais, igualitária a atuação comunista no estado. “A paridade [de gênero] nós vamos conquistando aos poucos. Na próxima conferência, já deveremos conseguir”, disse.

As mobilizações para a Conferência Estadual do PCdoB garantiram outras vitórias para as mulheres, como a eleição de diversas presidentas para os comitês municipais, em todo o estado. Maior organização do Partido entre os municípios, o Comitê de Salvador passa a ser presidido pela ex-vereadora Aladilce Souza, por exemplo.

Presença constante

O respeito à inclusão de gênero sempre foi uma questão levada a sério no PCdoB, que, inclusive, é presidido nacionalmente por uma mulher, Luciana Santos, vice-governador de Pernambuco. Além disso, o Partido sempre garantiu a presença de mulheres na maioria das bancadas que possui na Câmara Federal, nas assembleias legislativas e nas câmaras municipais.

Na Bahia, o PCdoB tem uma deputada federal (Alice Portugal), uma deputada estadual (Olívia Santana), uma prefeita (Dona Nilda, de Poções), além de 31 vereadoras.

__

(BL)