PCdoB atualiza sistema de direção e elege Comissão Executiva Nacional
A 3ª reunião do Comitê Central (CC) do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) realizada entre os dias 20 a 22 de julho de 2018, na sede nacional do PCdoB, na capital paulista, atualizou o sistema de direção nacional e os órgãos do Comitê Central, elegendo seu novo Secretariado Nacional, que passa a denominação de Comissão Executiva Nacional (CEN).
Além da CEN, o Comitê Central elegeu, no domingo (22), os novos membros para a Comissão de Controle e à Comissão que irá elaborar a proposta de novo Regimento do PCdoB. Foi eleita ainda uma nova integrante da Comissão Política Nacional (CPN) cujo coletivo já havia referendado na 2ª reunião do CC, realizada em 11 de março deste ano.
A Comissão Executiva Nacional (CEN)
A CEN eleita é composta por oito membros com suas respectivas funções: Luciana Santos (Presidenta); Walter Sorrentino (Vice-Presidente e Secretário de Relações Internacionais); Ricardo Alemão Abreu (Secretário de Administração e Finanças); Fábio Tokarski (Organização); Adalberto Monteiro (Comunicação); Neide Freitas (Planejamento); Nádia Campeão (Relações Institucionais e Políticas Públicas); Nivaldo Santana (Sindical).
A CEN será o órgão responsável pelo controle da execução do que foi decidido e planejado, pelo CC e pela Comissão Política Nacional, sobre a ação política e a estruturação partidária, tendo como direção a Presidência partidária.
A Comissão Executiva terá autonomia para coordenar a atividade partidária cada qual em sua área de atuação, porém, o trabalho será coletivo e integrado como forma de assegurar o funcionamento mais intensivo e regular da nova comissão.
A resolução do Comitê Central informa ainda que em relação aos responsáveis pelas demais Secretarias, Coordenações, Fóruns, Comissões auxiliares e Grupos de Trabalho, “estes continuam respondendo provisoriamente pelas suas tarefas até uma próxima reunião do Comitê Central após as eleições de 2018”.
Renovação e alternância de tarefas
A atualização do sistema de direção se deve aos critérios de renovação, alternância estimulados com base no documento de Política de Quadros (de 2009). A renovação nas tarefas e funções dos membros do Comitê Central é um reconhecimento e valorização da experiência e a capacidade dos quadros, indispensáveis ao Partido. “Trata-se de alternância de tarefas, e não de superação”.
Segue abaixo a atualização do sistema direção em ordem alfabética:
Inclusão na Comissão Política Nacional
Angela Albino
Comissão Executiva Nacional
Luciana Santos – Presidenta
Walter Sorrentino – Vice-Presidente e Secretário de Relações Internacionais
Adalberto Monteiro – Secretário de Comunicação
Fábio Tokarski – Secretário de Organização
Nádia Campeão – Secretária de Relações Institucionais e Políticas Públicas
Neide Freitas – Secretária de Planejamento
Nivaldo Santana – Secretário Sindical
Ricardo Alemão Abreu – Secretário de Administração e Finanças
Comissão de Controle do Comitê Central
Carlos Alberto Lima
Dalva Stela
Lúcia Anthony
Luciano Siqueira
Vital Nolasco – Secretário
Outras responsabilidades na Comissão Política Nacional
A 2ª Reunião do Comitê Central realizada em 11 de março já havia elegido a Comissão Política Nacional (CPN).
André Tokarski – Secretário de Juventude
Ângela Albino – Secretária das Mulheres
Liège Rocha – Secretária de Movimentos Sociais
Júlio Vellozo – Secretário de Formação e Propaganda
Ronald Freitas – responsável por Temas Jurídicos
Comissão para elaborar proposta de Regimento do PCdoB
A Comissão deverá elaborar a proposta de Regimento mediante método de elaboração coletiva e ampla consulta aos membros do Comitê Central, e sempre que possível aos membros dos Comitês Estaduais e dos Comitês Municipais dos Municípios estratégicos. Desde já fica disponibilizado o e-mail (endereço eletrônico) [email protected] para que qualquer membro do Partido possa enviar sugestões à Comissão.
A proposta de trabalho e o cronograma será estabelecido pela Comissão e apresentado à Comissão Política Nacional. O prazo máximo para a elaboração da proposta de Regimento é junho de 2019, e após debate em todo o Partido o Comitê Central deve aprovar o novo Regimento até novembro de 2019. A Comissão é composta pelos(as) seguintes camaradas:
André Bezerra
Augusto Madeira
Carlos Augusto Patinhas
Daniele Costa
Fábio Tokarski
Luciana Santos – Presidenta
Neide Freitas
Ricardo Alemão Abreu – Coordenador
Richard Romano
Waldemar de Souza
Assessoria Jurídica – Paulo Machado Guimarães