O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) decidiu na noite desta quarta-feira (20) assinar pedido de impeachment do presidente da República, em conjunto com outros partidos políticos do campo progressista. A decisão, publicada em nota, é assinada pela presidenta nacional da legenda, Luciana Santos e pela Líder do Partido na Câmara dos Deputados, Perpétua Almeida.

Para o PCdoB,  a definição está em “sintonia com o sentimento e a convicção de grande parte da nação brasileira de que o presidente Jair Bolsonaro não tem mais condições de comandar o país”.

Neste sentido, a decisão do Partido está “alicerçada no parecer de respeitados juristas e advogados de que Bolsonaro cometeu graves crimes contra a Constituição Federal, contra interesses do país e do povo”.

A nota afirma que a decisão partiu da sua Comissão Política Nacional e que a sigla “seguirá empreendendo todo empenho para que se constitua e se fortaleça uma ampla frente de salvação nacional”. Para os comunistas, “é imperativo salvar vidas”.

O documento aponta a necessidade de investigar os graves crimes praticados por Bolsonaro na presidência do país e para tanto pede que se “instaure,  imediatamente, uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI)”.  E assinala: “Fora Bolsonaro! CPI Já!”

Confira a íntegra da Nota a seguir:

PCdoB assina pedido de impeachment de Bolsonaro

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB), por decisão de sua Comissão Política Nacional e em sintonia com o sentimento e a convicção de grande parte da nação brasileira de que o presidente Jair Bolsonaro não tem mais condições de comandar o país, decidiu assinar, em conjunto com outras legendas do campo progressista, pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro.

A decisão está alicerçada no parecer de respeitados juristas e advogados(as) de que Bolsonaro cometeu graves crimes contra a Constituição Federal, contra interesses do país e do povo.

O presidente da República, quando se agrava a pandemia do coronavírus, radicaliza sua conduta irresponsável, que ameaça a um só tempo a vida dos brasileiros (as), a economia nacional e a própria democracia.

O PCdoB seguirá empreendendo todo empenho para que se constitua e se fortaleça uma ampla frente de salvação nacional, cuja tarefa imperativa do momento, além de salvar vidas, é lutar para que o Congresso Nacional instaure, imediatamente, uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigue os graves crimes de Bolsonaro.

Fora Bolsonaro! CPI Já!

Brasília, 20 de maio de 2020

Luciana Santos – presidenta nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB)

Perpétua Almeida – deputada Federal, líder da bancada do PCdoB