Jandira, Vanessa e Jô Moraes: na luta pela participação política das mulheres

Lideranças do PCdoB estiveram reunidas nesta terça-feira (15) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), para articular a votação de propostas que ampliam a participação das mulheres na política e garantem o combate à violência política de gênero.

“Precisamos debater, com muita força, a questão da participação da mulher na política”, disse a secretária nacional da Mulher do PCdoB e ex-senadora pela legenda, Vanessa Grazziotin.

A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) participou das conversas e explicou que é preciso garantir o aumento das vagas para as mulheres. “Temos sete emendas tramitando em relação às mulheres, mas estamos fazendo a luta pela reserva de cadeiras. Ela se dá percentualmente e queremos chegar a 1/3, de forma gradativa, e com estímulo para que as mulheres possam ser eleitas, ou seja, a gente aumenta o valor do fundo eleitoral quando conseguir eleger as mulheres. Isso sem retrocesso no que já conquistamos, que é o financiamento e o tempo de televisão. Essas alterações da lei eleitoral são necessárias para que a gente consiga preservar e garantir maior participação das mulheres na política e com presença no parlamento, nas assembleias legislativas e câmaras de vereadores”, explicou Jandira.

Para a ex-deputada do PCdoB Jô Moraes, que já coordenou a bancada feminina na Câmara, é “fundamental que o movimento feminista se mobilize, pressione os deputados, para que a gente possa garantir conquistas e não ter retrocessos”.

Da redação

 

 

(PL)