Lélio Costa - Presidente do PCdoB em Belém com Rodrigo Moraes. Foto: @eudanilobr

Mais de mil pessoas entre dirigentes, militantes, filiados, e simpatizantes do Partido Comunista do Brasil – PCdoB lotaram o salão de recepção da sede social do Paysandu Sport Club em uma plenária convocada pelo Comitê Municipal de Belém.

O evento contou com a participação de convidados e representantes de partidos políticos que compõem a base do prefeito municipal de Belém como o Partido dos Trabalhadores – PT, Partido Verde – PV, Partido Democrático Trabalhista – PDT e o Partido Socialismo e Liberdade – PSOL.

Além dos convidados, a plenária teve a presença das frentes dos movimentos sociais dirigidas politicamente pelo PCdoB, Ellana Silva, presidenta da União da Juventude Socialista – UJS, Cleber Rezende presidente estadual da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB, Carla Quaresma, presidenta estadual da União Brasileira de Mulheres – UBM, Nazareno Silva, diretor da Confederação Nacional de Associação de Moradores – CONAM, Vanderlei Negritude, Coordenador da União de Negros e Negras Pela Igualdade – UNEGRO, e Wanja Lobato da Associação de Moradores de Terras de Marinha – AMTEMEPA, além de diversos sindicatos, associação de moradores e entidades do movimento estudantil.

O evento foi uma verdadeira demonstração de forças dos comunistas em apoio à reeleição do prefeito Edmilson Rodrigues e de fortalecimento da pré-candidatura de Rodrigo Moraes pra vereador da legenda dos comunistas na capital paraense.

Atualmente, o PCdoB compõe a base de sustentação do prefeito Edmilson Rodrigues com o titular da pasta da Secretária Municipal de Habitação – SEHAB, Rodrigo Moraes, no qual tem feito uma excelente gestão, desenvolvendo uma política em defesa da moradia digna. Já são mais de mil casas entregues e estão previstas ainda cinco mil até o final dessa gestão.

Tem presença na CODEM – Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém, com o diretor-presidente, Lélio Costa, construindo uma política de regularização fundiária, realizando uma verdadeira revolução na vida do povo de Belém; já são mais de 20 mil famílias contempladas nessa política;

Também compõe com o titular da Agencia Distrital de Icoaraci – ADIC, com Gregório Neto na frente como agente distrital, levando cultura e serviços da prefeitura aos moradores da conhecida Vila Sorriso com mais de 160 mil habitantes no distrito administrativo de Icoaraci.

Para o presidente do comitê municipal do PCdoB em Belém, Lélio Costa, a plenária representou uma importante demonstração de força dos comunistas em Belém para apoiar a reeleição de Edmilson Rodrigues.

“A prefeitura enfrentou varias dificuldades financeiras quando o genocida Jair Bolsonaro estava na presidência da republica. Edmilson com poucos recursos fez uma opção para salvar vidas com a pandemia da COVID-19, a situação financeira do município de Belém melhorou com a eleição do presidente Lula, passamos a ter vários investimentos e projetos para o desenvolvimento de nossa querida cidade, além do prefeito ter enfrentado a máfia do lixo que se instalou na capital paraense”, frisou Lélio.

“O PCdoB se prepara para entrar nessa batalha lutando pela reeleição de Edmilson, e para o PCdoB voltar a ter vereador em nossa capital; para isso lançamos a pré-candidatura de Rodrigo Moraes a vereador de Belém, e a militância comunista não vai medir esforços para lutar e conquistar essa vitoria política para os comunistas”. Finalizou o presidente municipal do PCdoB em Belém.    

Rodrigo Moraes, secretário de Habitação de Belém e pré-candidato pela legenda comunista a uma vaga na Câmara de Vereadores de Belém, agradeceu a presença dos militantes presentes na planária e ressaltou a importância do projeto político do PCdoB para Belém e para o Estado do Pará.

“A nossa pré-candidatura faz parte de um projeto político maior que se inicia com essa grande plenária dos comunistas, do nosso Partido, sei que cada militante aqui não vai medir esforço na batalha eleitoral que se aproxima em nossa cidade”.

“Quero ser vereador pra representar nosso Partido na Câmara Municipal de Belém, ser base de apoio e ajudar Edmilson a governar, vou lutar pelos interesses do povo de nossa cidade, dos trabalhadores, da juventude e das mulheres, faço parte de um projeto político que vai fortalecer o PCdoB pra ter novamente vereador na capital paraense e eleger deputado estadual e federal”. Finalizou Rodrigo Moraes.

Para o presidente estadual do PCdoB, Jorge Panzera, os comunistas tem um compromisso histórico com a luta do povo em Belém e no Pará, na terra de João Amazonas e de Paulo Fonteles. O compromisso de manter Belém nas mãos do povo.

“O PCdoB, cada militante presente nessa plenária tem um compromisso com a reeleição de Edmilson Rodrigues para dar continuidade no projeto popular em Belém”

“Também o PCdoB apresenta a pré-candidatura de Rodrigo Moraes para representar os comunistas na Câmara Municipal de Belém, que já teve Socorro Gomes, Sandra Batista e Paulinho Fonteles como vereadores do PCdoB nessa casa legislativa”.

“Apresentamos agora um jovem que tem 25 anos de militância, uma trajetória de luta, desde sua militância na juventude e no movimento estudantil e como professor da Universidade do Estado do Pará, agora fazendo uma belíssima gestão como Secretário de Habitação de Belém”. Falou Panzera.

“Lanço aqui um desafio para o prefeito Edmilson Rodrigues. Em 2022 o convidei para o centenário do PCdoB em Niterói-RJ no Festival Vermelho, no primeiro ato público de apoio a Lula presidente, pós-processo da armação da lava jato, agora convido ele pra ir a Salvador no segundo Festival Vermelho, e propor a realização do III Festival Vermelho em Belém, na cidade da COP 30, já como prefeito reeleito. Camaradas, Vamos a luta! Reeleger Edmilson Rodrigues prefeito de Belém e construir a pré-candidatura de Rodrigo Moraes vereador do PCdoB em Belém”. Concluiu Panzera.

O prefeito Edmilson Rodrigues agradeceu todos os presentes nessa grandiosa plenária, que demonstrou o compromisso dos comunistas com o povo de Belém.

O prefeito falou das realizações de sua gestão no município de Belém, das conquistas e das dificuldades enfrentadas, e afirmou que sem a presença dos comunistas no governo as dificuldades seriam maiores, além de agradecer as importantes contribuições do PCdoB na gestão da prefeitura.

“É uma satisfação e sentimento de gratidão está presente, neste belíssimo evento, que conta com mais de mil pessoas, entre políticos e militantes do partido, incluindo membros de nosso governo, como Lélio Costa, Rodrigo Moraes e Gregório Neto”.

“Agradeço o apoio e o carinho demonstrado por cada um e cada uma que esteve aqui nessa planária. Viva a luta popular, viva nossa Belém, viva o PCdoB”, finalizou o prefeito Edmilson Rodrigues.

Moisés Alves é secretário de Comunicação do PCdoB/PA