O estado do Rio Grande do Norte teve uma eleição histórica na disputa neste segundo turno de 2018. A candidata ao governo Fátima Bezerra (PT) e o candidato a vice-governador Antenor Roberto (PCdoB) tiveram a maior votação para o cargo no estado na disputa deste domingo (28). A chapa recebeu 1.022.910 votos, ou 57,6% dos votos válidos e venceu o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo (PDT), que ficou com 42,4%.

Fátima também foi a única mulher eleita governadora no país nestas eleições.

Antenor do PCdoB

O vice-governador é o comunista Antenor Roberto Soares de Medeiros, presidente do Comitê Estadual do PCdoB-RN e membro do Comitê Central do Partido. Começou sua militância política no movimento estudantil, quando filiou-se ao PCdoB em 1987. Enquanto estudante de Direito da UFRN, Antenor presidiu o Diretório Central dos Estudantes (DCE). Depois foi responsável por várias secretarias do Comitê Estadual no RN, sendo eleito para o Comitê Central no 12° Congresso (2009).

Com 57 anos, Antenor é casado, nascido em 7/6/1961 em Caicó-RN, formado em Direito, advogado e procurador estadual (funcionário de carreira).
Logo após o resultado das urnas, Antenor agradeceu os votos e parabenizou a vitória de seu colega, Fátima Bezerra, em ato com a militância no noite deste domingo (28). “O Rio Grande do Norte elegeu a primeira governadora de origem popular. Na largada da nossa convenção Fátima, nós dizíamos ‘será a campanha mais apaixonante do Rio Grande do Norte’, foi a campanha do coração”, disse Antenor, arrancando aplausos do público.
“Fátima chega a posição de governadora porque nunca deixou de ser o seu partido, o partido dos trabalhadores. Porque nunca deixou de ser companheira dos partidos aliados históricos, como o meu partido, o PCdoB. Nunca deixou de ser aliada dos governadores. Fátima também chegou a posição de governadora porque ela entendeu que para representar o povo do Rio Grande do Norte, ela precisava levar as suas ideias, levar um programa que somasse para além da esquerda do Rio Grande do Norte e é por isso que depois de percorrer todo o Rio Grande do Norte em uma caminhada vitoriosa, ela consegue chegar nesse segundo turno com a maior votação que o candidato já obteve para se eleger governadora do Rio Grande do Norte”, lembrou Antenor Roberto.

Nova governadora

Maria de Fátima Bezerra é natural de Nova Palmeira, na Paraíba. Formada em pedagogia, tem 63 anos e exerce atualmente seu primeiro mandato como senadora. Foi professora da rede pública na prefeitura de Natal e no governo estadual.É filiada ao PT desde 1981, legenda pela qual iniciou e segue na vida pública. Foi deputada estadual por dois mandatos (1994 e 1998).

Em 2002, foi eleita deputada federal, sendo reeleita em 2006 e 2010. Em 2014 elegeu-se senadora, derrotando a ex-governadora Wilma de Faria. Como ainda teria quatro anos de mandato no Senado, Fátima deve renunciar ao cargo em janeiro para assumir o Executivo estadual.

“O RN pode ter a certeza de que serei a governadora de todos e todas, dos que votaram em mim, e dos que não votaram também. Teremos um governo de diálogo, um governo de união, para construir um RN que tenha paz, segurança, dignidade e empregos pro nosso povo”, declarou em coletiva logo após a confirmação do resultado.

Números da disputa no segundo turno

Com dois milhões e trezentos mil eleitores no estado, votaram 1.942.196, o que corresponde a 81,86% do eleitorado do RN. Votos brancos (1,75%) e nulos (6,81%) somaram 166.251 votos. Houve ainda 430.383 abstenções (18,14%). Somados brancos, nulos e abstenções, chega-se a 596.634 eleitores aptos que não escolheram nenhum dos candidatos.