Foto: reprodução/PCdoB Amazonas

Nos dias 10 e 11 de novembro a militância comunista do Amazonas se reuniu em Conferência Estadual, dois dias de intensos debates de conjuntura política organizativa, nesta que foi a 22º edição do congresso.

O evento realizado na sede do Sindicato dos Petroleiros do Amazonas (SINDIPETRO) contou com a presença de nomes importantes do cenário político local, prestigiaram o evento, entre eles o Presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB) no Amazonas, e ex-prefeito de Manaus, Serafim Correa. Correa saudou a militância comunista presente e desejou a todos os congressistas e delegados um congresso de muito êxito: “Desejo êxito e lucidez, no momento em que o Brasil precisa tanto da boa política”, disse.

Além de Serafim, compareceram também ao evento a Secretária Nacional de Mulheres do Partido dos Trabalhadores, Anne Moura. Anne fez questão de enfatizar a importância do Partido na luta por democracia e direitos sociais, falou também sobre a amizade ininterrupta que os dois partidos, PT e PCdoB mantém de longos anos. “O PCdoB sempre esteve diante das grandes lutas do povo brasileiro, e foi com ajuda de vocês que conseguimos a vitória do Governo Lula”, disse.

Saudaram também a militância presente o Ex-deputado federal José Ricardo (PT); o representante da Rede Sustentabilidade, Gilberto Ribeiro; o representante do PT-AM, Robson de Bastos; e o representante do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado, Gilberto Vasconcelos. Esteve presente também a Presidenta do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL-AM), Mena Bianca.

Além dos Partidos presentes, representantes dos movimentos sociais e de classe também participaram do evento, da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), André Souza; do Sindicato dos Professores e Professoras do Amazonas (SINTEAM), Vanessa Antunes; do Sindicato dos Petroleiros do Amazonas (SINDPETRO), Marcus Vinícius Ribeiro; do Sindicato dos Empregados em Empresa de Segurança e Vigilância de Manaus (SINDVAM), Valderli Bernardo; do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas do Amazonas (STIUAM), André Souza; e do Sindicato do Comércio e vendedores Ambulantes do Amazonas, Flávio Nascimento.

Representando as entidades: da União Brasileira de Mulheres Amazonas (UBM), Eriana Azevedo; da União da Juventude Socialista (UJS), Christopher Rocha; da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Valdemir Santana; da União Nacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Travestis do Amazonas (UNA), Breendo Davi Souza; da União de Negras e Negros pela Igualdade (UNEGRO), Elza Regina da Silva; e da União Estadual dos Estudantes (UEE), Jéssica Telles.

Os camaradas do Partido no Amazonas que compõem o Governo Federal, também marcaram presença, entre eles Yann Evanovick, coordenador-geral de políticas para a juventude do Ministério da Educação; Beatriz Calheiro, superintendente Estadual do IPHAN; Tanara Lauschner, subsecretária de Ciência e Tecnologia para a Amazônia; e Michelle Andrews, coordenadora estadual do Ministério da Cultura.

Esteve presente um representante do Comitê Central, Alemão, que fez a apresentação da análise de conjuntura e apresentou as definições da resolução nacional do PCdoB.

No segundo dia, o fundador e Presidente de Honra do PCdoB Amazonas, Eron Bezerra – ex-deputado federal, ex-deputado estadual e ex-secretário de Estado, fez uma fala fervorosa, que estremeceu a plenária. Eron ressaltou a importância da luta pela revolução socialista. “Somente o Socialismo pode trazer verdadeiramente dignidade à classe trabalhadora brasileira, já está provado o fracasso do Capitalismo, por isso precisamos supera-lo”, disse.

Prof. Dr. Eron Bezerra, fundador do PCdoB Amazonas, ex-deputado federal, ex-deputado estadual e ex-secretário de Estado.

Por fim, foi eleita uma nova direção do Comitê Estadual e ex-vereadora Lucia Antony foi eleita presidenta e Elta Souza vice-presidenta do PCdoB Amazonas. Vale ressaltar a quantidade expressiva da nova direção, onde a maioria será de mulheres, havendo também uma significativa renovação de quadros.

Elta Souza, vice presidenta estadual do PCdoB

Em uma de suas falas, a Presidenta reeleita do Comitê Estadual Lucia Antony, ressaltou a importância da União e Reconstrução pelo Brasil, defendeu apoio ao Governo Lula, e declarou que o Partido está de portas abertas para receber e conversar com as mais diversas forças políticas visando a manutenção de direitos, justiça social e qualidade de vida para a população brasileira.

“Precisamos lutar pelo sucesso do Governo Lula, não permitindo que haja retrocessos em nosso país, não podemos mais uma vez ser vítima da extrema-direita fascista que se instalou no Brasil nestes últimos 4 anos, por esse motivos o Partido se mantém aberto para o diálogo com as mais diversas forças políticas para construir um projeto de Brasil e de Amazonas, que alcance à classe trabalhadora brasileira”, disse.

Lúcia Antony, ex-vereadora e presidenta do comitê estadual do PCdoB.

Por tanto, fica claro o compromisso de sempre do Partido Comunista do Brasil com o desenvolvimento sustentável de nosso país, lutando por qualidade de vida, justiça social, e direitos garantidos. Nosso compromisso é com o povo brasileiro!. Viva o Partido Comunista do Brasil no Amazonas!.

Veja mais imagens da conferência aqui.

__

Fonte: PCdoB Amazonas

Edição: Bárbara Luz