O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) no Amazonas oficializou, na manhã deste sábado (23), durante a sua convenção eleitoral, as pré-candidaturas da ex-senadora da Republica, Vanessa Grazziotin, e do vereador de São Gabriel da Cachoeira, Rafael Antônio (Rafinha), para concorrerem às eleições deste ano nos cargos de deputada e deputado federal.

O evento aconteceu no Sindicato dos Metalúrgicos e contou com a participação do presidente da sigla no estado, Eron Bezerra; do senador Eduardo Braga (MDB), do representante do PT, João Pedro, além de pré-candidatos às eleições deste ano, convidados e militância.

Vanessa Grazziotin, que se encontra em caravana pelo interior do estado e não compareceu à convenção, enviou uma mensagem afirmando que “a tarefa de eleger candidatos compromissados com uma vida melhor deve ser de todos”.

Também por mensagem, Vanessa conclamou a militância a arregaçar as mangas para eleger Lula presidente e resgatar a esperança de volta ao Brasil. “A campanha é de todos nós que sabemos a importância e a necessidade de trabalharmos por uma vida melhor. Queremos ver os direitos dos trabalhadores e das mulheres de volta, o sorriso de volta no rosto das pessoas… uma vida efetivamente melhor”, disse.

Vanessa ressaltou ainda que continua com o mesmo compromisso e determinação de sempre: “De seguir representando com garra e dignidade a nossa gente, o nosso povo, o povo do Amazonas”.

O presidente estadual da sigla, Eron Bezerra, durante sua fala, defendeu a chapa com o senador e ex-governador Eduardo Braga, esclarecendo que existem diferenças e divergências entre projetos, mas o que está em jogo é o futuro do Brasil e nossa democracia. “Não pensamos igual, mas ambos defendemos a liberdade, a verdade e a democracia “.

Já o senador Eduardo Braga ressaltou, por sua vez, a importância de estarmos juntos para defender a democracia em risco e lembrou as ações do seu governo junto ao governo Lula, como o gasoduto Coari-Manaus, o linhão Tucuruí-Manaus, o Prosamin, a ponte Rio Negro, entre outras.

Em seu discurso, Braga enfatizou ainda que “vem ao Amazonas para trazer a dignidade do povo amazonense, com mais segurança pública e esperança para acabar com a fome e a falta de emprego que o povo vem sofrendo por meio da miséria”. Ademais, Eduardo lembrou que o único lugar do mundo em que morreu gente por falta de oxigênio foi no Amazonas. “Falta de vergonha na cara e respeito para com o nosso povo”, disse.

Candidaturas confirmadas

Durante a convenção também foram oficializadas seis candidaturas para o cargo de deputado e deputada estadual. São eles, a professora Ana Cristina, presidente licenciada do Sinteam; Michelle Andrews, que comanda a Bancada das Manas; Christopher Rocha, que coordena a Bancada da Juventude; Gabriel Mota, militante do movimento comunitário, professor e líder comunitário; Herculano Moura, trabalhador rural da região metropolitana de Manaus; e Renata Tenório, vereadora de Itacoatiara.

A sigla também seguirá o direcionamento da Federação Brasil da Esperança (FE Brasil), formada pelos partidos PT, PCdoB e PV, que apoia a reeleição do senador Omar Aziz (PSD-AM) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na corrida presidencial.

Com informações PCdoB-AM e agências