Foto: Paulo Neves/ PCdoB AM

Com o auditório lotado, gritos a plenos pulmões e aplausos efusivos, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) em Manaus oficializou seus oito nomes que disputarão cadeiras na Câmara Municipal de Manaus (CMM) nas eleições de outubro. O evento ocorreu neste sábado, 20, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos, localizada na Avenida Duque de Caxias, Praça 14.

O ato contou com a presença de seus principais quadros e dirigentes políticos, como a diretora-executiva da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) e ex-senadora Vanessa Grazziotin, a presidente estadual do PCdoB, Lúcia Antony, o membro da direção nacional e professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Eron Bezerra, o coordenador de políticas educacionais do Ministério da Educação (MEC), Yann Evanovick, o dirigente nacional do PCdoB, Edson França, além de representantes do PDT, PSOL, PT, convidados e militância.

Lúcia Antony, que também é presidente estadual da Federação Brasil da Esperança (Fe Brasil) no Amazonas, destacou a importância da construção de uma “frente ampla” com a união dos partidos para barrar a extrema direita no país. Para a eleição municipal, ela enfatizou que o partido buscou reunir uma chapa de vereadores com “identidade e compromisso” com Manaus.

Foto: Paulo Neves/ PCdoB AM

“O PCdoB tem a melhor chapa para a eleição de vereadores e vereadoras de Manaus. Nós temos nomes que vêm da luta do povo e que têm a cara, a identidade e o compromisso com o povo de Manaus”, disse conclamando a militância.
Em seu discurso, Vanessa Grazziotin destacou o papel central que o PCdoB possui em âmbito regional e nacional pela defesa do estado democrático de direito e da Amazônia. Durante o evento, ela falou sobre a importância do engajamento da militância na campanha eleitoral.

“Juntos e unidos, cada um fazendo campanha do seu lado e da sua forma, nós temos condições de eleger uma grande bancada de vereadores, e isso representa que estaremos no futuro preparados para as eleições seguintes com deputadas e deputados federais e reeleger o presidente Lula”, destacou.

Foto: Paulo Neves/ PCdoB AM

Durante sua fala, o dirigente nacional do PCdoB, Eron Bezerra, defendeu a chapa de vereadores e a necessidade de
continuar a agenda proposta por ele em sua pré-campanha como prefeito: a luta contra a fome, miséria e corrupção.

“O PCdoB é um partido que sempre esteve e sempre estará ao lado dos trabalhadores. A nossa trajetória é de luta em toda e qualquer situação. Ninguém nos intimida ou nos acovarda. Por isso, hoje, temos essa brava chapa de vereadores”, enfatizou Eron, que também agradeceu à imprensa pelo comportamento “correto” com a legenda durante a pré-campanha.

Chapa diversa para a CMM

Em sua nominata, o PCdoB confirmou oito nomes para a disputa ao legislativo municipal que atuam no movimento social, sindical, de trabalhadores, de mulheres e juventude. Eles vão se somar aos demais da Fe Brasil, formada com o PT e o PV. São eles: Cristina Salles, Edilon Queiroz, Frank Lima, Guto Rodrigues, Lúcia Oliveira, Michelle Andrews, Miguel Alves e Valderli Bernardo.

Foto: Paulo Neves/ PCdoB AM

A convenção eleitoral também confirmou o apoio à candidatura majoritária da Federação Brasil da Esperança, da qual o PCdoB faz parte, conforme decisão da Executiva Nacional no dia 9 de julho, por Marcelo Ramos, do PT. O pré-candidato não pôde participar do evento devido a um compromisso agendado antes da marcação da convenção.

por Delcinei Alves