A Comissão Executiva Nacional do PCdoB lançou uma resolução nesta terça-feira (17) que trata de medidas a serem tomadas nas sedes partidárias para evitar a disseminação do novo coronavírus.

Considerando as orientações da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde, os funcionários passam a atuar por meio de teletrabalho, evitando deslocamentos desnecessários e aglomerações. A expectativa do partido é que, desta maneira, colabora com os esforços para conter a pandemia.

Reuniões serão permitidas apenas quando essenciais, ou vinculadas aos processos de filiação. Nas sedes de São Paulo e Brasília será necessária autorização prévia e os encontros são limitados a dez participantes.

A circular que notifica a decisão traz ainda orientações como endereços na internet para salas de reuniões virtuais, que passarão a ser usadas para o trabalho cotidiano. Equipamentos poderão ser deslocados em casos específicos, quando for necessário adaptar o domicílio do funcionário para o trabalho.

A reunião do Comitê Central que seria realizada em São Paulo nos dias 17, 18 e 19, não ocorrerá mais presencialmente. Os 171 membros vão se conectar por webconferência.

A partir de agora, as reuniões da Comissão Política Nacional e da Comissão Executiva Nacional também serão realizadas de forma não presencial.

No último dia 13, a direção do PCdoB já havia decidido cancelar o Ato Nacional de Comemoração aos 98 anos do partido, que seria realizado no próximo dia 26 de março, na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, em Salvador, para evitar disseminar a Covid-19.