Conferência Acreana
foto: Juan Dias

O PCdoB Acre encerrou, no último sábado (20), sua Conferência Estadual, consolidando diretrizes políticas e organizativas para o próximo ciclo eleitoral. Realizado no auditório da Fecomércio, em Rio Branco, o encontro reuniu mais de 300 militantes, lideranças e representantes de forças progressistas de todo o estado, reafirmando o compromisso do Partido com a democracia, o desenvolvimento regional e a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Durante dois dias de intensos debates, o PCdoB promoveu reflexões estratégicas sobre o cenário político nacional e estadual, com destaque para a construção de uma frente ampla capaz de enfrentar os desafios impostos pela conjuntura atual. A abertura contou com a presença de dirigentes de diversos partidos — PT, MDB, PV, Rede e PSD —, além do ex-governador Jorge Viana, presidente da Apex-Brasil, e do representante nacional do PCdoB, Adalberto Monteiro.

No sábado, o médico Thor Dantas, filiado ao PSB, participou das discussões e manifestou publicamente seu interesse em disputar o governo do Acre em 2026. “O pontapé foi dado”, afirmou. Em sua fala, destacou que “o Acre é feito de pessoas competentes, articuladas, capazes” e defendeu a necessidade de uma gestão pública mais eficiente e comprometida com os desafios reais da população. “A gestão atual é falha, e essa falha se espalha por toda a estrutura administrativa. A incompetência vem de cima e contamina tudo abaixo. E isso, para mim, é inadmissível”, declarou.

Entre os encaminhamentos da conferência, o partido reafirmou o apoio à candidatura da diretora da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Perpétua Almeida, à Câmara Federal, e à reeleição do deputado estadual Edvaldo Magalhães. Ambos foram destacados como pilares da atuação parlamentar comprometida com os interesses do povo acreano.

“Só tem um jeito da gente ajudar mais o Lula: é a gente montar um palanque forte para o presidente Lula aqui, porque nós temos gente para disputar o governo”, afirmou Perpétua Almeida. Ela também alertou para os desafios enfrentados pela educação e pela agricultura familiar no estado. “Se nós não colocarmos um palanque para disputar o governo do Acre, nós vamos estar dizendo para o povo do Acre que está tudo bem o que o governador Gladson está fazendo. Será que está tudo bem? A educação do Acre desceu 20 posições, saindo da 7ª para a 27ª, o pior índice da educação. Não está tudo bem. Tem produtor jogando novamente seus produtos fora porque a Secretaria de Educação parou de comprar a produção dos nossos produtores para a merenda escolar. Não está tudo bem”, disse.

O deputado Edvaldo Magalhães fez uma análise da conjuntura política nacional e destacou o papel da Apex-Brasil, sob a liderança de Jorge Viana, na abertura de novos mercados diante das tensões comerciais internacionais. “Coube ao Jorge dirigir um órgão, num momento em que o Brasil foi colocado na parede. A Apex faz esse trabalho, o Jorge cumpre um grande papel”, afirmou. E completou: “Patriotas somos nós, os defensores do desenvolvimento, da democracia e da soberania.”

Adalberto Monteiro, dirigente nacional que representou a presidente do PCdoB, Luciana Santos, reforçou a importância da unidade democrática: “O Brasil se defronta com dois grandes desafios. O primeiro é batalharmos por uma nova vitória de uma ampla frente, liderada pelo presidente Lula, em 2026. O segundo é batalharmos por mudanças estruturais que removam os obstáculos que estão travando o desenvolvimento e o progresso social”, disse Monteiro.

A reunião também marcou a recondução de Eduardo Farias e Eriton Maia à presidência e vice-presidência do PCdoB Acre para o biênio 2025–2027. “Essas conferências municipais têm exatamente o papel de movimentar o partido, de estimular a militância, de fazer com que as nossas teses cheguem aos municípios e aos locais onde há militantes do PCdoB. Esse papel nós cumprimos”, destacou Farias. Todo o processo de discussão do Projeto de Resolução do Partido no estado envolveu cerca de 1200 militantes de 16 cidades.  “Estamos prontos para um grande desafio, que pede uma movimentação maior”, finalizou.  

A composição do diretório estadual tem 41% de mulheres. Com os olhos voltados para o 16º Congresso Nacional do PCdoB, que será realizado em outubro, em Brasília, a direção acreana reafirma sua disposição de contribuir com o fortalecimento de um projeto nacional democrático, popular e soberano.

Comitê Estadual eleito (ordem alfabética):

Amilcas Oliveira

Angelina Medeiros

Batista

Bruna Tavares

Celso Paes

Edna Belém

Edvaldo Gomes

Edvaldo Soares de Magalhães

Elson Farias

Eriton Maia de Macêdo

Fernando José Feitosa Alves

Francisco da Silva Borges

Francisco Eduardo Saraiva de Farias

Gills Souza de Albuquerque

Hildo Cezar Montysuma

Jacson da Silva Queiroz

Jair Ribeiro dos Santos

Jairo de Alencar

Jailton Silva

Jocineila Maria Rocha

João Evangelista

Josenir Calixto

José Arimateia*

José Erisberto

José Gadelha

José Manoel Dourado

José Uchôa

Karil Shesma

Kelly Cristiny Acioli Holanda

Kelvin Gomes UJS

Leticia Apurinã

Leticia Santos da Silva

Lucas UJS

Luiz Bem-Vindo

Maisa Naluy

Manoel

Marcos Craveiro

Marli Falcão das Chagas

Maria Elsy

Maria Perpétua

Maria Ronaira Freitas Albuquerque

Maria Rosângela Saraiva

Maria Serlene Medeiros Gonçalves

Maria Terezinha Fernandes

Márcia Lira

Márcio José Batista

Margarida Lopes

Miguel Felix

Moisés Alencastro

Monica Maria Almeda da Silva

Nádia França

Pedro Gonçalves da Mota*

Pedro Moreira

Raissa UJS

Raimundo Menezes

Rubsclei

Sandro Falcão

Solange Alves

Waldemir

Waldenira Pereira

Yan Dias da Silva

* apoio: secretaria Estadual de Comunicação PCdoB-AC