No último sábado (23 de março de 2024), a juventude comunista foi às ruas de Salvador mostrar que a rebeldia e a resistência política continuam vivas aos 102 anos do PCdoB

No aniversário de 102 anos do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), sua presidenta e ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, lançou uma campanha nacional de filiação demonstrando como um partido chega aos cem anos, impulsionado por sua luta rebelde e jovem em defesa da liberdade e da democracia. Não sem motivo, o PCdoB mantém os principais quadros de liderança estudantil do país, assim como um amplo protagonismo feminino em seus quadros políticos.

Por isso, em seu discurso celebrativo dos 102 anos, Luciana reforçou o compromisso do partido com a democracia e a justiça social, destacando a importância de sua atuação em meio aos desafios contemporâneos que o país enfrenta. O discurso, proferido em Salvador em 23 de março de 2024, ressaltou o caráter jovem e progressista do PCdoB, enfatizando sua contribuição histórica na defesa dos direitos do povo brasileiro.

Fundado em 25 de março de 1922, o Partido Comunista do Brasil esteve presente nos principais momentos políticos e sociais que moldaram o Brasil ao longo do século XX e continuam a influenciar sua trajetória no século XXI. Desde sua origem, os comunistas lutaram por conquistas fundamentais, como os direitos dos trabalhadores, a defesa da democracia e a soberania nacional.

Logo no início, seus militantes tiveram que enfrentar o avanço nazista no mundo, associado às oligarquias mais retrógradas das elites nacionais. Por isso, mesmo, foi vítima preferencial das perseguições políticas mais brutais, vivendo a maior parte desses 102 anos na clandestinidade.

Luciana lembrou que o aniversário do partido coincide com os 60 anos do golpe militar de 1964, um marco sombrio na história brasileira que resultou em anos de ditadura e repressão. Mais de cem líderes do PCdoB, incluindo jovens guerrilheiros do Araguaia, sacrificaram suas vidas na luta contra a ditadura e pela democracia.

Justamente, por este caráter de resistência democrática, o PCdoB não se furtou a enfrentar com criatividade e garra o avanço neofascista representado pelo bolsonarismo dos últimos anos, assim como o golpismo que o acompanhou.

“Tanto a ditadura militar quanto o governo da extrema-direita – que, recentemente, mutilou as liberdades e impôs destruição econômica, tragédia social e regressão civilizacional – nos marcaram com a lição de que a democracia em nossa pátria precisa sempre ser protegida, defendida, cultivada e ampliada. E seus adversários combatidos”, diz Luciana.

A presidente do PCdoB ressaltou a importância de proteger a democracia diante dos ataques da extrema-direita, destacando a responsabilidade do partido em enfrentar os desafios políticos e sociais do momento atual. Ela enfatizou a necessidade de responsabilizar os responsáveis pela tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023, destacando o apoio às instituições republicanas nesse processo.

Além disso, Luciana Santos enfatizou o papel da Federação Brasil da Esperança, liderada pelo PCdoB em aliança com outros partidos progressistas, na defesa da democracia e na busca por uma vitória contra as candidaturas da extrema-direita nas eleições municipais. Sempre atualizando a luta, mantendo a sintonia com as demandas da juventudade, o PCdoB não deixa de fortalecer sua coluna vertebral que sustenta a luta universal em defesa dos trabalhadores e seus direitos.

“O PCdoB apoia e participa do governo Lula e está empenhado com todas as suas energias pelo seu êxito. Para tal, nós que fomos pioneiros em apresentar a tática de frente ampla – que foi decisiva ao triunfo histórico de 2022 –, sustentamos que a união de amplas forças segue como uma necessidade imperativa”, defende a ministra.

No último sábado, a presidenta conclamou os brasileiros a se juntarem ao PCdoB na luta por um país mais justo e solidário, destacando a importância da filiação ao partido e do engajamento nas eleições municipais. Ela reiterou o compromisso do PCdoB em construir um Brasil de paz, justiça, desenvolvimento e igualdade, e convidou todos aqueles que compartilham desses ideais a se unirem à legenda.

Parafraseando Che Guevara, Luciana atualizou as lutas do PCdoB ao conclamar que, “se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, se você quer lutar por um Brasil melhor, de paz, segurança, trabalho, desenvolvimento e equilíbrio ecológico, direitos, saúde, educação, cultura, democracia, vida digna; se você quer batalhar por um Brasil de solidariedade, sem racismo, sem LGBTfobia e preconceitos de qualquer espécie, junte-se a nós, venha, faça sua filiação ao PCdoB”.

O discurso de Luciana Santos reafirma o compromisso do PCdoB com a defesa da democracia e a luta por um Brasil melhor, refletindo a vitalidade e a relevância do partido em tempos de desafios e transformações sociais. Com 102 anos de história, o PCdoB permanece como uma força progressista e atuante na cena política brasileira, inspirando gerações e promovendo mudanças em prol do povo e do país.

“Das mãos dos comunistas, mesmo quando isto lhes custou a própria vida, a bandeira da democracia nunca caiu e jamais cairá!”

Leia a íntegra do pronunciamento de Luciana Santos

(por Cezar Xavier)