Como uma jovem negra que conheceu o Partido Comunista do Brasil aos 14 anos enquanto trabalhava em um camelô, sinto muito orgulho e satisfação de celebrar nossos 101 anos. Desde sua fundação, em 25 de março de 1922, o PCdoB tem sido um importante protagonista na luta pela emancipação do povo e pela construção de uma sociedade justa e igualitária. A ousadia de sonhar com um novo país é o que nos renova.

Ao longo de sua história, o PCdoB tem enfrentado grandes desafios. No entanto, o partido sempre se manteve firme em suas convicções e compromissos, lutando incansavelmente pela soberania nacional. Com toda essa experiência, tivemos um papel fundamental na luta contra o governo Bolsonaro, construindo manifestações populares em defesa do Brasil. O partido foi um dos principais articuladores da frente ampla em defesa da vida, do emprego e da democracia, que reuniu diversas forças políticas e sociais em torno de um projeto comum de derrotar o autoritarismo e o retrocesso.

Junto a isso, o PCdoB tem tido um papel essencial na organização de jovens que ousam sonhar com um novo país, com mais justiça social, igualdade de oportunidades e dignidade para todos. O partido tem sido uma importante referência para os movimentos sociais, sindicais e estudantis, contribuindo para a formação de lideranças comprometidas com a causa da transformação social. Vejo no PCdoB a cara e a coragem de uma menina negra que sonha com um mundo melhor. É um partido que não se cala diante das injustiças e desigualdades que nos cercam, e que tem como missão a construção de uma sociedade mais justa para todos os brasileiros e brasileiras.

Nesses 101 anos de existência, o PCdoB se mantém novo, com seus jovens militantes prontos para dar continuidade em sua história. Celebramos e reverenciamos todos aqueles que lutam por um mundo melhor. E estamos prontos, pois sabemos que ainda há muito a ser feito. Nos manteremos firmes na convicção de que a esperança de um novo país pulsa no coração de todos nós. O mais antigo partido brasileiro, celebra cheio de vida, mais um ano de resistência. Viva o Partido Comunista do Brasil!