O Partido Comunista de Israel divulgou, no próprio sábado (07), quando dos eventos do contra-ataque da resistência palestina, uma corajosa nota pública que pode ser lida na íntegra, abaixo.

Os crimes do governo de extrema-direita fascista de Israel, com o objetivo de manter a ocupação, estão levando a uma guerra regional. Essa escalada deve ser interrompida.

Nestes tempos desafiadores, reiteramos nossa condenação inequívoca a qualquer ataque contra civis inocentes e pedimos a todas as partes que retirem os civis do ciclo de violência. Enviamos nossas condolências às famílias das vítimas da ocupação – árabes e judeus igualmente.

O Partido Comunista de Israel responsabiliza o governo de extrema-direita fascista de Israel pela perigosa escalada intensa das últimas horas, que ceifou a vida de muitos civis inocentes.

Na semana passada, colonos apoiados pelo governo causaram estragos nos territórios ocupados, profanaram a Mesquita de Al-Aqsa e promoveram pogroms nas ruas de Huwara. Desde esta manhã, temos visto uma escalada severa das hostilidades que correm o risco de se transformar em uma guerra regional. A ameaça de tal guerra foi alimentada persistentemente pelas ações deste governo de extrema-direita desde o primeiro dia.

Os eventos de hoje indicam a perigosa direção para a qual Netanyahu e seus parceiros no governo estão conduzindo toda a região. Enfatizamos que é impossível “gerenciar” o conflito ou resolvê-lo militarmente. Há apenas uma solução – buscar o fim da ocupação e reconhecer os direitos legítimos do povo palestino e suas demandas justificadas. O fim da ocupação e o estabelecimento de uma paz justa são do interesse claro de ambos os povos.

O PCI adverte que o governo de Netanyahu está usando os eventos como pretexto para lançar um ataque vingativo à Faixa de Gaza e faz um apelo à comunidade internacional e aos estados vizinhos para intervir imediatamente e silenciar os tambores de guerra e iniciar uma solução política.

O PCI está preocupado com possíveis ações de retaliação contra cidadãos palestinos em Israel, especialmente aqueles que vivem nas cidades conjuntas e nas aldeias não reconhecidas em Al-Naqab/Negev. Estes últimos já pagaram um alto preço pela negligência com que o Estado os trata. Nessa realidade, as forças sensatas em Israel, judeus e árabes igualmente, devem elevar uma voz clara contra qualquer tentativa de incitar violência contra grupos ou de fazer justiça com as próprias mãos. Devemos avançar com atividades conjuntas que buscam uma vida sem ocupação, discriminação ou superioridade étnica. Devemos lutar pela paz, igualdade e verdadeira democracia para todos.

Haifa – 7 de outubro de 2023

Comitê de Relações Internacionais – Partido Comunista de Israel