Apoiadores de Boric comemoram vitória do candidato esquerdista à presidência do Chile em Santiago

A Comissão Política do Partido Comunista do Chile (PCC) divulgou, na própria noite do triunfo de Gabriel Boric (domingo-19), uma nota onde saúda a vitória da coligação Apruebo Dignidad, nas eleições presidenciais: “O Chile e o mundo progressista esperam muito deste triunfo e não seremos nós que os desapontaremos”, afirmam os comunistas. Leia, abaixo, a íntegra da nota.

Queridos companheiros e companheiras,

Neste momento de alegria e triunfo do povo, ao eleger Gabriel Boric presidente, por ampla maioria, recebam as calorosas saudações da Direção do Partido. Todos nos unimos nesta torrente de expressão popular, nas ruas, praças e em nossos lares. O trabalho unitário da coligação Apruebo Dignidad, a força das mudanças exigidas pelo povo e a grande participação social têm sido a base para o triunfo e continuarão sendo para seguirmos avançando. O Chile e o mundo progressista esperam muito deste triunfo e não seremos nós que os desapontaremos. De nada lhes serviu o anticomunismo e as ameaças. O povo se manifestou contra esta política de ódio, que nos dá força para continuar com toda a nossa determinação e vontade em busca dos objetivos propostos.

O fascismo que emergia ameaçador foi derrotado. Aqueles que prometeram esmagar nosso partido foram derrotados. É o povo que se levanta vitorioso e nesta hora parabenizamos o partido, pelo seu desdobramento, pelo seu trabalho unitário, pelo estímulo consequente aos trabalhadores e às organizações sociais. Por isso, em nome de tantos que já não estão conosco, os abraçamos e os exortamos a seguir adiante.

Comissão Política do Partido Comunista do Chile

Santiago, 19 de dezembro de 2021.

Fonte: i21