É com grande pesar que os comunistas anunciam na manhã desta quinta-feira (26) que após um infarto fulminante, morreu Paulo Fonteles Filho, o Paulinho, com apenas 45 anos, militante incansável pela memória de seu pai, deputado Paulo Fonteles, morto em 1987.

​Militante do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Paulinho era conhecido pela defesa de Direitos Humanos e estava internado há cerca de 15 dias, lutando contra uma broncopneumonia. Segundo informações de familiares, o corpo do camarada será velado na Assembleia Legislativa do Estado do Pará. E enterro deverá ocorrer na sexta-feira (27), no Cemitério Santa Izabel, no mesmo jazigo de seu pai.
Em sua última postagem no Facebook, dia 7 de outubro, Paulinho escreve: “Com Pneumotoráx, de Manoel Bandeira, agradeço todas as manifestações de apreço, sugestões, copaíbas, rezações e cometários espirituosos diante dessa broncopneumonia, resultado de muito trabalho, madrugadas de estudo e escrita, boêmia, luta pela memória, viagens longas e um tabagismo que necessita ser encerrado.
Não tocarei um tango argentino, não nos próximos 30 anos.
Gracias”.
E posta o vídeo abaixo:

PneumotóraxFebre, hemoptise, dispnéia e suores noturnos.
A vida inteira que podia ter sido e que não foi.
Tosse, tosse, tosse.Mandou chamar o médico:
– Diga trinta e três.
– Trinta e três… trinta e três… trinta e três…
– Respire.- O senhor tem uma escavação no pulmão esquerdo e o pulmão direito infiltrado.
– Então, doutor, não é possível tentar o pneumotórax?
– Não. A única coisa a fazer é tocar um tango argentino.
Solidariedade
Os dirigentes do PCdoB, consternados pela perda repentina do companheiro, divulgaram mensagem de solidariedade à família e de tristeza pela morte do camarada. Seguem abaixo:
Paulo Fonteles Vive!
Nota de falecimento: Comissão Política Municipal de Belém

Nesta manhã (26), um infarto fulminante levou de nós a presença física do poeta, intelectual e quadro comunista Paulinho Fonteles.

Hoje é um dia de muita tristeza. O PCdoB está de luto e todas as nossas atividades suspensas. Paulinho era um dos melhores entre nós, amigo, companheiro, solidário, altaneiro, abnegado, dedicado a luta do povo pondo a sua vida constantemente em risco na defesa dos direitos humanos num Estado dominado pelo latifúndio e pela pistolagem. Sua trajetória nos deixa um legado de sonhos, esperança e luta.
A toda sua família, um abraço fraterno e amoroso do PCdoB.
Paulinho se foi. É destas notícias que é difícil de se dar, mas em nós permanece a certeza de que ideias e sonhos são à prova de infartos.
Paulo Fonteles Vive!

Comissão Política Municipal de Belém.

Michel Sodré – Presidente Municipal do PCdoB.

Altair Brandão – vice-presidente.

Nota PCdoB Amapá

O Comitê Estadual do Partido Comunista do Brasil do Amapá se solidariza com todos os familiares e amigos do querido camarada Paulo Fonteles Filho pelo seu brusco falecimento hoje em Belém do Pará, depois de sofrer um infarto fulminante. Paulinho, como era chamado carinhosamente por todos, marcou sua presença na luta em defesa do povo pobre de nossa Amazônia desde a sua juventude. Foi vereador de Belém e, recentemente, vinha se destacando na luta em defesa dos Direitos Humanos, particularmente dos trabalhadores rurais expulsos de suas terras à ferro e fogo. Era um lutador destemido, assim como foi o seu pai Paulo Fonteles. Por conta disso vivia sofrendo ameaças de morte com bastante frequência. Mas nunca se dobrou. Paulinho honrou seu pai, seus amigos e seu partido até o último dia de sua vida. Neste momento de imensa dor, os comunistas amapaenses inclinam a sua bandeira de luta em memória desse jovem lutador.

Paulo Fonteles vive!
Viva o PCdoB!

Comitê Estadual do PCdoB do Amapá.

Mensagens de lideranças e dirigentes do PCdoB

“Uma dor que sufoca, uma vida que inspira

Hoje o dia amanheceu com uma notícia que gerou em todos nós uma dor que sufoca. O desaparecimento físico do camarada, irmão, amigo Paulo Fonteles Filho. Não há palavras para definir essa dor e essa perda.

Há muito o que dizer sobre a vida intensa e imensa que viveu Paulinho Fonteles. Paulo é verdadeiramente um filho da luta do povo brasileiro, desde a sua geração, passando por seu nascimento e toda a sua vida.

Nessa hora de profunda dor prefiro falar da vida que inspirou e inspira a nossa luta. Paulinho decidiu entrar no PCdoB no dia 11 de junho de 1987, quando do assassinato de seu pai Paulo Fonteles. Desse dia até hoje dedicou a vida à luta do povo: liderança do movimento estudantil na luta em defesa da educação e nas jornadas pela meia passagem em Belém, presidente estadual da UJS no Pará, vereador de Belém por dois mandatos – ocupando na Câmara a liderança do governo e a presidência da Comissão de Direitos Humanos, lutador incansável em defesa do povo, da memória de suas lutas e dos Direitos Humanos. Ultimamente comandava o Instituto Paulo Fonteles de Direitos Humanos.

Em todas essas trincheiras lutou com intensa dedicação e sempre com poesia, um intelectual e poeta da luta. Companheiro leal, pai amoroso, avô curuja. Essencialmente uma vida que inspira! Nestes tempos de horror que vivemos, o exemplo de Paulinho Fonteles fica na memória afetiva da luta e do povo. Saberemos suportar essa dor, assim como superaremos esses tempos tenebrosos, nessa luta a vida de Paulinho será inspiração para a atual geração e para as futuras. E é esta vida que ficará profundamente marcada em nossos corações.

Vá em paz Paulinho, leva seu corpo para o descanso, sua vida ficará sempre presente em todas as lutas de nosso povo até a libertação total dos trabalhadores do mundo. Aos familiares e amigos fica nosso caloroso abraço e o esforço que nós do PCdoB faremos para honrar essa intensa e imensa vida do Paulinho.

Paulinho Fonteles presente! Hoje e sempre até a Vitória!

Jorge Panzera
Presidente do PCdoB no Pará

“O falecimento do Paulinho Fonteles nos pega de surpresa. Por ser um jovem, por ser um batalhador incansável, por ser um digno herdeiro da memória de seu pai. Deixo aqui meus sentimentos à família e aos camaradas do Pará. Todos perdemos um grande companheiro”. Haroldo Lima, dirigente nacional do PCdoB.

“Perda irreparável. Recentemente estávamos em contato direto com vistas a nacionalizar o Instituto Paulo Fonteles e fazer dele a nossa frente de atuação na área dos Direitos Humanos. Paulinho estava muito empolgado e cheio de ideias e vontade de levar adiante a nossa luta. Pela memória de Paulo Fonteles Filho nenhum minuto de descanso, uma vida inteira de lutas!”, secretário nacional de Juventude e Movimentos Sociais do PCdoB, André Tokarski.

—-

“E com imenso pesar e tristeza que recebo a notícia do falecimento do camarada Paulo Paulo Fonteles. A última vez que estivemos juntos foi numa reunião aqui em São Paulo, da qual participaram o camarada Egmar e posteriormente o jornalista Eduardo Reina que escreveu um livro sobre os filhos dos guerrilheiros do Araguaia. Estava procurando subsídio para sua ida a região a fim de verificar a existência de outros filhos de guerrilheiros, inclusive do  Osvaldao. O Paulinho ficou de tentar viabilizar. Nesta reunião debatemos a necessidade de indicar alguém para a comissão dos mortos e desaparecidos políticos. O Paulo nos relatou que estava de saída da região devido às ameaças que vinha recebendo. Como a vida às vezes é cruel. Meus sentimentos à família”. Vital Nolasco, dirigente nacional do PCdoB.

“Que notícia triste. Muito triste. Fiquei sabendo agora há pouco do falecimento de Paulo Fonteles Filho. Uma perda inestimável para o Pará, para o Brasil, para a luta pelo resgate da história dos combativos jovens e lutadores comunistas que se embrenharam nas matas no Sul do Pará e enfrentaram a ditadura militar. Paulinho Fonteles honrou a memória de seu pai, assassinado por lutar pelos camponeses, contra os latifundiários grileiros. Perdemos um lutador incansável. O resgate da história da Guerrilha do Araguaia sofrerá um enorme baque, pois ele era uma das pessoas mais engajadas nesse objetivo. Mas a luta continua, e nos cabe manter vivo os ideais que o moviam. Como dizia seu pai, “nem a força dos ventos pode derrubar um ideal”. Paulinho Fonteles seguirá vivo em nossas memórias. Vá em paz, camarada!”, Professor Doutor da Universidade Federal de Goiás – UFG, Romuldo Pessoa, autor dos livros sobre a Guerrilha do Araguaia (A Esquerda em Armas e Depois da Guerrilha, outra Guerra).