Em artigo, o historiador Michel Sodré trata sobre o título de Honra ao Mérito Post-mortem recebido pelo ativista Paulinho Fonteles Filho, de autoria do mandato parlamentar, deputado Lélio Costa (PCdoB-PA). O evento aconteceu na Assembleia Legislativa do Pará, na tarde desta segunda-feira (18). Para o deputado, “é uma justa homenagem que nosso mandato faz a um homem que pôs a sua vida a serviço do povo, sempre tendo no horizonte a construção de uma sociedade humanamente justa, onde todos tenham o direito pleno à felicidade”.

Conhecido como Paulinho, ele era filho do advogado comunista Paulo Fonteles, assassinado em 1987 a mando do latifúndio, e da mãe, professora Hecilda Veiga, presa e torturada durante o regime militar. “Paulinho iniciou sua militância no movimento estudantil, foi vereador de Belém por dois mandatos(2000-2008) e se tornou uma das vozes mais importantes de defesa dos direitos humanos”, explicou Sodré.

“Alinhado à orientação política do PCdoB, sempre esteve a serviço da luta dos trabalhadores, negros, mulheres, LGBT e do movimento estudantil, antenado às lutas do seu tempo. No último período, Paulinho se destacou coordenando os trabalhos desenvolvidos pela Comissão Estadual da Verdade no Estado do Pará, além de jogar papel importante no sentido da reconstituição histórica da Guerrilha do Araguaia, um dos principais focos de resistência ao Regime Militar. Ultimamente, estava à Frente do Instituto de Direitos Humanos Paulo Fonteles e era uma das vozes mais intransigentes de luta contra a pistolagem no campo paraense e a atuação das milícias que fazem vítimas milhares de jovens pobres e negros da periferia”, concluiu o historiador.