Vacina chinesa tem menos efeitos colaterais entre testadas, diz Butantan

Presidentes de oito partidos políticos assinaram na noite desta quarta-feira (21) nota em repúdio à decisão do presidente Jair Bolsonaro de cancelar o protocolo do Ministério da Saúde para aquisição da vacina a ser produzida pela parceria Sinovac Biotech/Instituto Butantan.

Além do PCdoB, assinam o documento, PT, PDT, PSB, PV, PSol, Rede e Cidadania.

A nota divulgada ressalta que o presidente da República fere o pacto federativo na medida em que os governadores de Estado acompanharam e referendaram a assinatura do protocolo.

Na última segunda-feira (20), o Instituto Butantan havia informado que os testes brasileiros da vacina Coronavac mostram que o imunizante é o mais seguro entre todos os que estão em fase final de testes no mundo por apresentar o menor índice de efeitos colaterais.

A nota dos partidos políticos lembra que a vacina está sendo testada com autorização da Anvisa, órgão que dará a palavra final sobre a segurança e eficácia do medicamento. Neste sentido, acusam Bolsonaro de manipular as informações. “É pura demagogia do presidente afirmar que com este gesto insano pretende evitar que o nosso povo seja usado como ‘cobaia’”, diz o texto.

Por fim, os partidos afirmam, em nota, que atuarão, junto com outras forças democráticas, para impedir a ação nociva do presidente da República, que deverá responder por crime contra o Brasil.

 

Confira a nota a seguir:

Repudiamos e consideramos um verdadeiro crime contra a saúde do povo brasileiro, o possível veto do presidente Jair Bolsonaro à vacina CoronaVac, que está sendo produzida pela empresa chinesa Sinovac Biotech em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo.

Ferindo uma vez mais Pacto Federativo, Bolsonaro cancelou um protocolo de compra da CoronaVac assinado pelo seu próprio ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, numa reunião oficial de trabalho com os governadores do país.

É pura demagogia do presidente afirmar que com este gesto insano pretende evitar que o nosso povo seja usado como “cobaia”.

O Instituto Butantan, respeitado internacionalmente, tem longa tradição na produção de vacinas. A testagem final da CoronaVac está registrada e autorizada pela Anvisa e obedece aos protocolos exigidos. E, evidentemente, somente será aplicada se a Anvisa aprovar considerando-a segura e eficaz.

Nós, partidos que assinamos está nota, iremos em conjunto com outras forças democráticas do Congresso Nacional, atuar para evitar ação nociva do presidente da República à saúde pública e exigir que responda, nos termos da lei e da Constituição, a mais esse crime contra o Brasil.

 

Brasília, 21 de outubro de 2020

Luciana Santos – Presidenta Nacional do PCdoB

Gleisi Hoffman – Presidenta Nacional do PT

Carlos Lupi – Presidente Nacional do PDT

Juliano Medeiros – Presidente Nacional do PSol

Carlos Siqueira – Presidente Nacional do PSB

Roberto Freire – Presidente Nacional do Cidadania

José Luís Penna – Presidente Nacional do PV

Pedro Ivo Batista e Laís Garcia – Porta Vozes Nacionais da Rede Sustentabilidade