As fundações Maurício Grabois (PCdoB), Perseu Abramo (PT), Leonel Brizola-Alberto Pasqualini (PDT) e Lauro Campos (Psol) realizaram na Câmara dos Deputados, o ato de lançamento do manifesto “Unidade para reconstruir o Brasil” que foi transmitido ao vivo, na tarde desta terça-feira (20).

Estiveram presentes no lançamento, o presidente da fundação Maurício Grabois Renato Rabelo, a presidenta nacional do PCdoB, deputada federal Luciana Santos, a presidenta do PT, senadora Gleisi Hoffmann, o presidente do PDT, Carlos Lupi, o presidente da Fundação Perseu Abramo, Márcio Pochmann e o presidente nacional do Psol, Juliano Medeiros.

O ex-presidente do PCdoB, Renato Rabelo abriu o encontro apresentando o manifesto realizado em conjunto e com unidade pelas fundações e saudou a ação. “Reunir cinco organizações de esquerda e apresentar a proposta de um manifesto que é o início de uma base programática, que pode permitir o diálogo e o avanço da convergência”, lembrando que essa iniciativa é pioneira no âmbito da esquerda.

Renato contou que o manifesto tem como característica a busca de uma alternativa em comum entre os partidos da frente de esquerda e progressista, mas não conflita com as estratégias e táticas eleitorais dos partidos.

Para o presidente da Fundação Maurício Grabois, o manuscrito é um ponto de partida e não um ponto de chegada. Em sua visão, o documento é a tentativa de definição e elaboração de um novo projeto de desenvolvimento destinado ao Brasil de hoje. “É necessário ver a história do nosso país e sua inserção no sistema internacional”, pontuou.

Em sua fala, a presidenta do PCdoB, Luciana Santos afirmou que as forças da esquerda democrática se reuniram ali, independente das suas táticas eleitorais com o intuito de debater cada vez mais os caminhos para retomar os rumos do Brasil.

A dirigente comunista reforçou que o Brasil vive numa encruzilhada histórica, “devido aos 10 anos de crise do capitalismo e o estado de exceção que estamos vivendo, com a imposição de um projeto de nação que não passou pelo crivo das urnas e retira os direitos da população”. Na opinião da parlamentar, são em momentos como esse que precisamos nos agigantar.

“A síntese que podemos extrair, é que a existência de um Estado forte e soberano é um fator determinante para um país se desenvolver e enfrentar os desafios contemporâneos”, destacou.

Parlamentares das bancadas de esquerda também estiveram presentes no encontro.

A íntegra do manifesto se encontra disponível aqui.