A eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a presidência da República significou uma importante vitória para a esquerda e os setores progressistas e democráticos no país e no mundo, bem como uma derrota estratégica não apenas para o bolsonarismo como para a extrema-direita em nível internacional. Desde o dia 30 de outubro, o PCdoB vem recebendo mensagens de vários partidos comunistas, saudando o grande passo dado pelo povo brasileiro. 

“A eleição de Lula da Silva suscita no povo brasileiro justificadas esperanças e expectativas de resposta às suas mais urgentes reivindicações de justiça social e mais sentidas aspirações. As forças que se lhe opõem são poderosas. Confiamos, porém, que com o apoio e mobilização popular, será possível frustrar previsíveis tentativas revanchistas e alcançar as mudanças necessárias”, destacou o Partido Comunista Português. 

O Partido da Refundação Comunista da Itália declarou que “Lula é o exemplo da coragem de quem passou a vida lutando contra a ditadura civil-militar, os privilégios e a fome, a exploração das classes trabalhadoras e contra a destruição da Amazônia. Diante da crise de hegemonia do imperialismo norte-americano e da primazia do dólar, com uma Europa com a ‘guerra em casa’, onde o fascismo avança perigosamente, hoje a esquerda latino-americana relança a unidade continental”.

Já o Partido Progressista do Povo Trabalhador do Chipre (Akel) afirmou que a vitória de Lula “é muito importante para o seu país e o seu povo, mas ao mesmo tempo tem uma grande dimensão regional e internacional, uma vez que a remoção da extrema-direita e do governo reacionário de Bolsonaro do poder é um marco na luta das forças progressistas de todo o mundo contra a ascensão da extrema-direita e do fascismo”.

O Partido Comunista do Canadá (Marxista-Leninista) parabenizou o PCdoB e apontou que sua “liderança na criação da formidável frente ampla do povo brasileiro que reuniu diferentes forças políticas e sociais unidas em torno do objetivo de rejeitar a política retrógrada, antidemocrática e antinacional que Bolsonaro, destaca-se como uma importante contribuição para a histórica vitória de 30 de outubro que devolveu Lula à presidência”. 

Na avaliação do Partido Comunista do Uruguai, “ganhou Lula, ganhou o Brasil e ganhou a esperança de toda nossa América. Agora, trata-se de caminhar. De caminhar juntos, de evitar tropeços. De defender e manter conquistas. Trata-se de corrigir erros e superar deficiências”. 

O Partido da Esquerda Europeia apontou que “essa vitória reafirma o avanço dos governos progressistas na região e reabre o caminho para a consolidação do projeto de integração latino-americano iniciado com a Celac e para o relançamento da Unasul e do Mercosul”.

Conforme destacou o Partido do Povo Galego “apesar das difíceis circunstâncias, ao emprego de modo ilegal de elementos do Estado para impedir o voto e as pressões a muitos e muitas votantes na própria jornada eleitoral, o bolsonarismo foi derrotado nas urnas”. Além disso, apontou que no novo governo Lula, o PCdoB e os comunistas “terão um importante papel, pela sua trajetória de firmeza na luta e defendendo sempre a unidade da esquerda e dos democratas”. 

O Partido Comunista da Espanha, por sua vez, que “apesar do lawfare e da violência política exercida pelo derrotado Bolsonaro, o triunfo da democracia e da justiça social sobre o fascismo são hoje uma realidade no Brasil”. Dirigindo-se às forças derrotadas, enfatizou: “rechaçamos qualquer possibilidade de uma ingerência externa e fazemos um chamamento à extrema-direita brasileira para que repetir o resultado”. 

Para o Partido Comunista do Chile, a eleição de Lula é “a vitória da esperança, de uma América Latina que avance unida para dar solução às demandas de grande parte da população. Vence a democracia sobre o autoritarismo da extrema direita”. 

O Partido Comunista Libanês destacou: “Esperamos que esta vitória abra uma nova era de democracia, justiça social, proteção do meio ambiente e da Amazônia e acabe com todas as formas de discriminação social e étnica em seu país. Estamos cientes da importância desta vitória para todo o povo da América Latina que anseia por acabar com a hegemonia dos EUA sobre sua região, e para o povo da Palestina que também anseia pelo apoio do Brasil após anos de total parcialidade em relação à ocupação israelense”. 

Na avaliação do Partido Comunista da União Soviética, “agora, o país continuará seu rápido desenvolvimento e elevação dos padrões de vida da população trabalhadora, interrompido pelo governo da extrema direita. Ao mesmo tempo, esta vitória consolida o triunfo da onda progressista na região, tecendo uma verdadeira integração latino-americana de todos os povos do continente”.

A Frente de Libertação Popular (JVP) – Sri Lanka desejou que “esta vitória seja precursora de mais conquistas para a política de esquerda na região e dê continuidade à tendência de vitórias de candidatos de esquerda na América Latina nos últimos 18 meses, com destaque no Chile, Colômbia e Peru. As vitórias do povo desses países latino-americanos darão mais inspiração para que os progressistas do mundo se unam, lutem e busquem um mundo justo”. 

O Partido Comunista Italiano Federação de Bolonha felicitou o partido e o Brasil pela vitória de Lula e pelo trabalho de todos que participaram do processo eleitoral unidos ao ex-presidente.

Clique abaixo para ler a íntegra das mensagens dos partidos:

Partido Comunista Português

Partido da Refundação Comunista da Itália

Partido Progressista do Povo Trabalhador do Chipre (Akel)

Partido Comunista do Canadá (Marxista-Leninista)

Partido Comunista do Uruguai

Partido da Esquerda Europeia

Partido do Povo Galego

Partido Comunista da Espanha

Partido Comunista do Chile

Partido Comunista Libanês

Partido Comunista da União Soviética

Frente de Libertação Popular (JVP) – Sri Lanka

Partido Comunista Italiano Federação de Bolonha