foto: J Lee Aguiar

Durante  o 16º Congresso do PCdoB, em Brasília, sexta-feira (17)  o embaixador Bui Van Nghi, representante do Comitê Central do Partido Comunista do Vietnã (PCV), transmitiu saudações de “solidariedade proletária internacional e congratulações ao evento”..

O diplomata vietnamita destacou o papel histórico e a relevância política do PCdoB na luta pela soberania nacional, pelos direitos do povo trabalhador e pela construção do socialismo no Brasil.

Ele também ressaltou os esforços do PCdoB na consolidação da frente de esquerda, elemento fundamental para a estabilidade política e a manutenção da orientação socialista no Brasil.

O embaixador falou dos avanços nas relações bilaterais entre Vietnã e Brasil, que completaram 36 anos em 2025. Segundo ele, a elevação das relações ao nível de parceria estratégica em 2024 impulsionou a cooperação em áreas como agricultura, ciência e tecnologia, educação, energia, comércio e investimentos. Nesse contexto, a colaboração entre os partidos comunistas dos dois países tem sido um pilar essencial para o fortalecimento da confiança política, da solidariedade ideológica e da amizade entre os povos.

Ao final, Bui Van Nghi expressou votos de pleno êxito ao 16º Congresso do PCdoB, desejando que as resoluções aprovadas contribuam para o desenvolvimento nacional e para o avanço da luta revolucionária no Brasil. Também manifestou confiança no crescimento contínuo do PCdoB, com coragem política, unidade e criatividade, especialmente diante das eleições nacionais de 2026.