Jandira, Alice, Perpétua e Marcivânia: mulheres de luta da bancada comunista

Nesta segunda-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a bancada do PCdoB na Câmara destacou, nas redes sociais, a importância da luta feminista para a emancipação de todas e todos e para a superação das desigualdades, em especial no contexto de pandemia.

A deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) lembrou que o Acre “tem um histórico de mulheres guerreiras, lutadoras e corajosas. Angelina Gonçalves, heroína da Revolução Acreana, é nosso melhor exemplo”.
Ela salientou ainda que em suas andanças pelo estado, especialmente com o Gabinete Solidário — iniciativa da deputada que busca ajudar o povo acreano na crise que enfrenta devido à pandemia, à dengue, às inundações e aos problemas humanitários na fronteira com o Peru — “a resistência dessas mulheres me impressiona e me inspira”.

Mesmo com a dor estampada nos rostos, disse Perpétua, essa mulheres “são capazes de sorrir e seguir lutando para garantir água e comida aos filhos. De forma incansável, em meio à enchente e à lama, elas tentam salvar o pouco que juntaram ao longo de suas vidas, carregando o colchão, o fogão, o cobertor, às vezes até com o filho no colo, elas vão seguindo”.

Mulheres pela vida

Por vídeo, a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) declarou: “Nesse 8 de março erguemos, nas ruas e no parlamento, as bandeiras pela vida e ‘vacinação já!’ para toda a população; em defesa do SUS e pela proteção das grávidas e puérperas”.

Jandira acrescentou ainda a luta pelo emprego e pela “aprovação imediata do auxílio emergencial de R$ 600, sendo em dobro para as mulheres chefes de família. Sempre lutaremos por democracia! Fora Bolsonaro!”. E completou: “As mulheres misturam lágrimas e sorrisos porque mantêm a esperança. Seguimos na luta!”.
Numa série de postagens, a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) abordou algumas das principais dificuldades enfrentadas pelas brasileiras, como a violência e o alto índice de feminicídios e as desigualdades sociais. “Temos cerca de 14 milhões de desempregadas e desempregados, sendo 65% mulheres! Exigimos o valor de R$600,00 do auxílio emergencial até o final da pandemia”.

Alice também salientou que “programas e ações voltados para mulheres sofrem com a falta de investimentos. Mulheres estão desamparadas e políticas sofrem retrocessos! Enquanto isso os casos de violência doméstica e feminicídio não param de crescer. Em defesa da mulher, #forabolsonaro é a ordem do dia!”.

A deputada professora Marcivânia (PCdoB-AP), colocou: “Hoje é um dia muito especial para todas nós, mas não deve ser tratado como um único, pois todos os dias são dias de luta, de transformação e de conquistas. Que sirva mais como reflexão para o conjunto da sociedade da importância a força feminina e da luta que todas nós travamos diariamente.

Gratidão

O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) disse, em vídeo: “Temos que agradecer demais às mulheres que estão na linha de frente — e são muitas: enfermeiras, médicas, pesquisadoras que estão na batalha da vacina… As mulheres no Brasil ocupam a linha de frente na defesa da vida”.

O deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA) salientou: “Guerreiras, profissionais, batalhadoras, poderosas! São inúmeras classificações para as mulheres, que lutam, militam todos os dias por equidade, justiça e liberdade. Viva às mulheres que constroem e potencializam esse país. Eu agradeço por me ensinarem tanto!”

 

Por Priscila Lobregatte
Com Bárbara Luz