Parlamentares do PCdoB rechaçaram, em suas redes sociais, a manobra do recém-eleito presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) de impedir que os partidos do bloco adversário compusessem a Mesa Diretora.

“A ditadura começou! Cunha, o retorno…Artur Lira encerrou a sessão sem apurar os demais cargos e não há previsão no regimento para isso. Sequer teve coragem de abrir os microfones para os líderes contestarem. Vamos recorrer!”, disse a líder do PCdoB, deputada Perpétua Almeida (AC).

“GOLPE! O primeiro ato do presidente eleito da Câmara, Arthur Lira, foi cancelar a eleição da Mesa. Creiam! Vale a eleição dele. E a dos outros não! Começou a guerra!”, reagiu o deputado Orlando Silva (SP).

“Inaceitável o que o novo presidente da Câmara fez logo após a eleição! Desfez os blocos que já estavam acertados. Eleição é UMA SÓ! Ao agir assim, Lira perde o que disse em seu discurso sobre independência e que respeitará “esquerda, direita e centro”. OS PARTIDOS VÃO AO STF!!!”, declarou a deputada Jandira Feghali (RJ).

Já o deputado Márcio Jerry (MA) declarou: “Não dá pra entender, dá só pra repudiar o ato ilegal, autoritário e revanchista. Arthur Lira assumiu emitindo péssimo sinal com sua inaceitável atitude”.

Em reação à atitude de Lira, os partidos PT, MDB, PSB, PSDB, PDT, PCdoB, Cidadania, PV e Rede anunciaram que vão recorrer ao STF.