O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da economia, Paulo Guedes falam à imprensa

A falta de medidas efetivas e o abandono do país por parte do governo Bolsonaro seguem sendo motivos de preocupação e indignação. Na Câmara e nas redes, parlamentares do PCdoB alertam para a gravidade da situação e lutam para combater a crise social e para fazer valer os direitos do povo.

“Pesquisa feita pelo Serasa de São Paulo mostra que 70% das pessoas tiveram queda na renda durante a pandemia. Fruto do descontrole inflacionário, 90% dos entrevistados sofrem com aumento de gastos em itens básicos e 60% acumulam dívidas. Já aplaudiu Paulo Guedes hoje?”, destacou o deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) pelas redes sociais nesta terça-feira (23).

Orlando também criticou o baixo desempenho econômico do país. “Ladeira abaixo! Brasil é o lanterna em crescimento econômico entre os países emergentes”, disse Orlando.

O deputado fez referência a levantamento realizado pelo jornal O Estado de S.Paulo, mostrando que as expectativas do mercado financeiro brasileiro e do Fundo Monetário Internacional para o próximo ano não são nada animadoras. Segundo o FMI, a economia brasileira poderá crescer 1,5%, índice muito abaixo do previsto para a média dos emergentes, que é de 5,1%.

Para piorar, disse Orlando, o Brasil “é líder em inflação, que já passou os 10%. Bolsonaro e Paulo Guedes destruíram a economia nacional. É preciso derrotar essa bandalha para reconstruir o país”.

Outro aspecto preocupante da atual conjuntura é o desemprego, que já atinge 13,2% (ou 13,7 milhões de pessoas), índice que corresponde a mais que o dobro da média internacional, que é de 6,5%.

“Somos o país com o pior percentual entre os membros do G20. Esse é o resultado das ações desse governo que ignora a realidade, joga contra o povo, afasta investidores, cria o caos político, econômico e social. É uma tragédia que gera fome e pobreza”, declarou a deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA).

O deputado federal Daniel Almeida (PCdoB-BA) também se manifestou pelas redes sociais. “O Brasil tem sido campeão em índices sociais negativos: fome, desemprego e carestia são pautas recorrentes nas notícias. Uma realidade difícil para milhões de brasileiros. É preciso barrar o retrocesso do desgoverno Bolsonaro!”.

 

Por Priscila Lobregatte