Depois da realização de alguns atos neste domingo (1º), que reuniram apoiadores de Bolsonaro em defesa do voto impresso, parlamentares do PCdoB voltaram a alertar, pelas redes sociais, sobre as inverdades contidas no discurso golpista do presidente, que busca desqualificar o sistema eleitoral brasileiro questionando sua segurança, sem apresentar nenhuma prova de que as urnas sejam vulneráveis.

A deputada federal e vice-líder da Minoria na Câmara dos Deputados, Jandira Feghali (PCdoB-RJ), apontou: “As urnas eletrônicas já são auditáveis! São vários mecanismos que garantem a segurança e transparência do sistema! Boletim de urnas, aplicativo pardal, teste público de segurança, mesários, fiscais eleitorais e delegados partidários…Nossas urnas são absolutamente seguras”.

A parlamentar agregou ainda que a urna eletrônica “é uma tecnologia usada há 25 anos sem nenhuma fraude comprovada. Nosso sistema eleitoral, com 500 mil urnas eletrônicas, com várias etapas públicas de fiscalização, é um orgulho para os brasileiros”.

O deputado federal e vice-líder do PCdoB, Orlando Silva (SP), apontou: “O voto impresso já era, assim como o orelhão com ficha e a máquina de datilografar”.

Ao se referir aos protestos, Orlando declarou: “meia dúzia de anencéfalos foram pedir a volta do voto de cabresto. Obrigado pela burrice. A falta de apoio ajuda ainda mais nossa missão de derrotar essa palhaçada. O Brasil não vai voltar para a República Velha. Vai tarde, Bolsonaro!”.

Por Priscila Lobregatte