Anualmente, o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) divulga a lista dos 100 políticos mais influentes, os chamados “Cabeças” do Congresso. Aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais na condução de debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, pelo senso de oportunidade, pela eficiência na leitura da realidade, e, sobretudo, pela facilidade de conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão.

Este ano, entre os mais influentes do Congresso estão seis parlamentares do PCdoB:  a presidente do PCdoB, deputada Luciana Santos (PE); a líder da bancada, Alice Portugal (BA); o deputado Daniel Almeida (BA); a vice-líder da Minoria, deputada Jandira Feghali (RJ); o deputado Orlando Silva (SP); e a senadora Vanessa Grazziotin (AM). Na lista de parlamentares em ascensão, ainda temos a presença da deputada Jô Moraes (MG).

“É mais um estímulo para continuarmos lutando por uma política que defende os interesses dos que mais precisam, de forma limpa e transparente”, comemora a líder comunista, Alice Portugal.

A pesquisa inclui apenas os parlamentares que estavam no efetivo exercício do mandato no período de avaliação, correspondente ao período de fevereiro a julho de 2017. Dos 27 partidos com representação no Congresso, apenas três (PEN, PMB e PRTB) não emplacaram representante na lista.

Os parlamentares foram classificados de acordo com suas habilidades, recebendo destaque sua característica principal. Desse modo, os comunistas tiveram destaque em três categorias: debatedor, negociador e articulador.

A deputada Luciana Santos (presidenta nacional do PCdoB) foi classificada como “articuladora”, o que significa, segundo a pesquisa, que tem “excelente trânsito nas diversas correntes políticas e cuja facilidade de interpretar o pensamento da maioria a credencia a ordenar e criar as condições para o consenso”. Já o deputado Daniel Almeida foi classificado como “negociador”, que são aqueles parlamentares “investidos de autoridade para firmar e honrar compromissos e estão respaldados para tomar decisões”.

Na categoria “debatedores” foram listados Alice Portugal, Jandira Feghali, Orlando Silva e Vanessa Grazziotin. De acordo com o Diap, nesta classificação se destacam parlamentares ativos, atentos aos acontecimentos e, principalmente, com grande senso de oportunidade e capacidade de repercutir, seja no Plenário ou na imprensa, os fatos políticos gerados dentro ou fora do Congresso.