O ano legislativo começa pelo Brasil e com ele, parlamentares estreantes e reeleitos assumem seus mandatos nas assembleias legislativas, na Câmara Federal e no Senado. Entre eles, estão os deputados e deputadas do PCdoB que ocuparão os parlamentos embalados pela necessidade de reconstruir o país após do desastre do bolsonarismo. 

Ao todo, o partido terá uma bancada de seis parlamentares, número que ainda pode aumentar. Foram reeleitos Alice Portugal e Daniel Almeida pela Bahia; Márcio Jerry, no Maranhão; Renildo Calheiros, atual líder do partido, em Pernambuco e Jandira Feghali, uma das vice-presidentas do PCdoB, no Rio de Janeiro. 

A bancada terá ainda a estreante Daiana dos Santos, do Rio Grande do Sul, primeira mulher negra e assumidamente lésbica a representar seu estado na Câmara. Orlando Silva, que terminou as eleições na suplência, deverá assumir o mandato assim que se licenciarem os deputados do PT Luiz Marinho — nomeado ministro do Trabalho — e Paulo Teixeira — ministro do Desenvolvimento Agrário. Professora Marcivânia, do Amapá, que buscou a reeleição e ficou na suplência, também tem chances de assumir a vaga.

“Os eleitos pelo PCdoB tiveram papel de ponta na extraordinária vitória de Lula à Presidência. São líderes efetivos e de alto desempenho nos Estados da Bahia, Maranhão, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo. Mais que isso, são de grande experiência e protagonismo nos trabalhos da Câmara. Todos  ocuparam expressivas posições em Comissões da Câmara dos Deputados”, avalia Walter Sorrentino, vice-presidente do PCdoB. 

Para ele, o atual momento abre “uma jornada esperançosa no Brasil, de democracia, desenvolvimento e progresso social. A bancada atuará, com sua experiência, no apoio ao governo Lula, como parte da Federação Brasil Esperança, lutando pelo seu êxito nas instituições e nas ruas. A bancada é reconhecida, até mesmo por adversários, pela sua firmeza, combatividade e sagacidade política”. 

Nas assembleias legislativas, o PCdoB elegeu 18 deputados e deputadas em 11 estados, em apoio a nove governadores eleitos com a participação direta do PCdoB. Há ainda a condição de segundo suplente ao Senado no Maranhão e no Pará.

Foram eleitos deputados estaduais: Edvaldo Magalhães (AC); Crisóstomo Antonio Lima, Jean Fabricio Falcão, Olívia Santana e Raimundo Nonato Tavares Da Silva (BA); Antonio Alysson de Aguiar Paula (CE); Ana de Nazaré Pereira Silva Macedo Mendonça, Júlio Cesar Mendonça Correa, Othelino Nova Alves Neto, Ricardo Tadeu Ribeiro Pearce e Rodrigo Pires Ferreira Lago (MA); José Célio de Alvarenga (MG); Inácio Justino Falcão Pereira (PB); João Paulo da Costa Cavalcanti (PE); Danieli Balbi (RJ); Bruna Rodrigues (RS); Leci Brandão (SP) e Ivory de Lira Aguiar Cunha (TO). 

“Isso representa um novo horizonte para as forças progressistas e, de igual modo, desafio novo para cada um desses mandatários, renovando esperanças, cumprindo o avançado programa de governo de Lula, organizando o povo e fortalecendo o PCdoB nesta quadra tão exigente”, conclui Walter. 

(PL)